Bom dia. Estamos na terça-feira, 10 de setembro.
Cenários
Nesta manhã o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA de agosto. Será o último indicador econômico importante antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) agendada para os dias 17 e 18 de setembro. A mediana das expectativas indica uma desaceleração da inflação mensal para perto de zero, ante os 0,38% registrados em julho. No acumulado em 12 meses, a expectativa também é de uma desaceleração, com a inflação recuando para 4,30% ante os 4,50% nos 12 meses até julho.
Leia também
Perspectivas
Se confirmada, a desaceleração da inflação colocará em debate a surpresa do Relatório Focus na segunda-feira (9). Na edição mais recente, o levantamento semanal de expectativas realizado pelo Banco Central (BC) mostrou uma forte alta na Selic esperada para dezembro deste ano. A estimativa avançou para 11,25% ante os 10,50% que vinham valendo ao longo das últimas 10 semanas.
Se confirmada, a projeção do Focus significa que as três reuniões do Copom deste ano – a de setembro e as dos dias 5 e 6 de novembro e 10 e 11 de dezembro – terão pelo menos uma elevação de 0,25 ponto percentual na Selic. Isso representaria uma guinada radical na condução da política monetária. No início deste ano, a projeção era de que a Selic estaria em 9,00% em dezembro.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
IPCA (Ago)
Esperado: 0,01%
Anterior: 0,38%
IPCA (12m)
Esperado: 4,30%
Anterior: 4,50%
- Estados Unidos
Discurso de Michelle Bowman, diretora do FED