Bom dia. Estamos na terça-feira, 3 de setembro.
Cenários
O movimento desta terça-feira (3) será definido pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre do ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agendada para as 9h00 da manhã.
Leia também
A mediana das expectativas dos investidores é de um bom desempenho para a economia. Um crescimento de 0,9% em relação ao primeiro trimestre. Se confirmado, esse número será superior aos 0,8% de crescimento do primeiro trimestre frente ao quarto trimestre de 2023.
Em temos anualizados, a mediana das expectativas é de um avanço de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado, também superior ao crescimento anualizado de 2,5% registrado no primeiro trimestre.
Perspectivas
O bom desempenho da economia deve-se ao aumento do consumo das famílias. Em uma situação parecida com a dos Estados Unidos, o mercado de trabalho está aquecido. Na sexta-feira (30) o IBGE divulgou uma taxa de desemprego de 6,8% para o trimestre encerrado em julho.
Isso indica uma queda de 0,7 ponto percentual ante os 7,5% do resultado do trimestre anterior, encerrado em abril. E uma baixa de 1,1 ponto percentual na comparação com os 7,9% do mesmo período de 2023.
Esses números vêm elevando as expectativas para o crescimento econômico. Economia aquecida é uma notícia boa para quase todo mundo. Melhora a vida de empresários, trabalhadores, consumidores, investidores e do próprio governo, pois eleva a arrecadação de impostos.
No entanto, ela torna mais difícil reduzir a inflação, o que é uma notícia ruim para os diretores do Banco Central (BC), que têm de manter a política monetária apertada por mais tempo.
Por isso, um resultado forte do PIB nesta manhã poderá reduzir as probabilidades de um corte sustentável na taxa Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
Inflação Fipe (Ago)
Observado: 0,18%
Esperado: ND
Anterior: 0,06%
PIB trimestral (2º trim)
Esperado: 0,9%
Anterior: 0,8%
PIB anual (2º trim)
Esperado: 2,7%
Anterior: 2,5%
- Estados Unidos
PMI Industrial S&P (Ago)
Esperado: 48,0
Anterior: 49,6
PMI Industrial ISM (Ago)
Esperado: 47,5
Anterior: 46,8