A CCR venceu nesta quarta-feira (30) o leilão de concessão do sistema rodoviário do lote Rota Sorocabana, com uma oferta de R$ 1,601 bilhão e compromisso de investir R$ 8,8 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.
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O leilão abrange um conjunto de 12 rodovias, totalizando 460 quilômetros que atravessam 17 cidades na região Sudoeste de São Paulo. O projeto inclui investimentos em obras como duplicação de vias e adição de faixas.
Além da CCR, participaram do certame Ecorodovias, EPR e Pátria Investimentos. A disputa final ocorreu entre CCR e Ecorodovias, com ofertas de outorgas fixas de R$ 1,45 bilhão e R$ 1,38 bilhão, respectivamente. Na fase de lances à viva-voz, a CCR saiu vencedora com uma proposta final de R$ 1,601 bilhão, ligeiramente superior aos R$ 1,600 bilhão da Ecorodovias.
A concessão da Rota Sorocabana é parte de um programa de “parcerias de investimentos” que envolve 1.800 quilômetros de rodovias estaduais. O governo de São Paulo também planeja leiloar, no final de novembro, o trecho da rodovia Raposo Tavares que liga a capital a Cotia. Chamado de “Nova Raposo”, o projeto abrange a concessão de 92 quilômetros, com investimento previsto de R$ 7,9 bilhões.
Os leilões ocorrem em um momento de intensificação na venda de ativos públicos estaduais e federais. Só o Estado de São Paulo espera levantar pelo menos R$ 19 bilhões entre outubro e novembro, com a concessão de estradas, escolas e loterias. No âmbito federal, há previsão de cinco leilões rodoviários em dezembro, além de concessões de três áreas portuárias no Rio de Janeiro, Alagoas e Amapá.
Efeito da vitória
A CCR informou que os investimentos na Rota Sorocabana incluirão a duplicação de 98 quilômetros de vias, 52 quilômetros de faixas adicionais, novas marginais, acessos e obras de infraestrutura. A concessão contará com pedágio eletrônico (free-flow), com tarifas variando entre R$ 2,49 e R$ 8,93, dependendo do trecho.
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A CCR já opera alguns dos trechos leiloados por meio da CCR ViaOeste, incluindo a rodovia Castello Branco (SP-280) entre Osasco e Itu, e a rodovia Castelinho (SP-075) entre Sorocaba e Itu. A CCR ViaOeste deixará de existir em março de 2025, quando termina o atual contrato de concessão. O grupo CCR também administra outras concessões em São Paulo por meio da CCR AutoBAn, CCR RodoAnel, CCR SPVias, CCR RioSP (concessão federal) e RenoVias.