Os investidores não poderão comprar títulos do Tesouro Direto pela internet nesta terça-feira (15). Isso porque a greve dos servidores públicos do Tesouro Nacional irá paralisar a venda de papéis. Essa é a terceira vez em um mês que as negociações são paralisadas — as datas anteriores foram 24 de setembro e 1º de outubro.
Leia também
Em comunicado, o Tesouro Nacional informou que a medida será aplicada a todo sistema financeiro. Ou seja, nenhum banco ou corretora poderá realizar a venda de a suspensão ocorrerá em todo o sistema financeiro. As operações programadas para hoje serão canceladas.
Em nota, o Tesouro recomenda que os investidores agendem as negociações para um momento em que a plataforma esteja com a operação normalizada.
As operações de resgate antecipado de títulos e agendamentos continuarão a ser realizadas normalmente hoje. “Os investidores poderão resgatar seus investimentos normalmente no programa [Tesouro Direto], caso desejem”, diz a nota.
A greve dos servidores do Tesouro Nacional teve início em agosto. A categoria reivindica a inclusão de reajustes salariais para o órgão na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 e no Orçamento de 2025 que está sendo discutido no Congresso.
O Tesouro Direto não foi o único afetado pela situação. Em agosto, a entidade adiou as entrevistas coletivas do Relatório Mensal da Dívida Pública e do Resultado do Tesouro Nacional. Inicialmente previstas para a última semana daquele mês, as entrevistas só ocorreram no início de setembro.
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ainda não se sabe se a divulgação dos dois relatórios, previstas para esta semana, também serão adiadas.