Voos Precisos, Gestão Perfeita

Consultoria portuguesa HSC facilita compra e gestão de helicópteros para empresários brasileiros

INFOMERCIAL | Conteúdo patrocinado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

HSC oferece suporte na compra de helicópteros como o AgustaWestland AW139

Acessibilidade

Com o mercado de helicópteros em expansão no Brasil, empresários que investem nesse meio de transporte enfrentam o desafio de garantir a manutenção e a operação segura de suas aeronaves. É nesse cenário que a HSC, empresa de consultoria de helicópteros sediada em Portugal, oferece uma solução estratégica para o público brasileiro VIP. 

“A HSC é uma empresa portuguesa com experiência em diversos países. Sabemos que há muitos helicópteros no Brasil e acreditamos que o fato de falarmos a mesma língua facilita bastante para os empresários brasileiros”, diz o diretor-executivo da empresa, Pedro Clode. 

Localizada a apenas duas horas de voo dos dois maiores fabricantes de helicópteros do mundo, Airbus e Leonardo, a HSC oferece soluções para empresários que precisam de suporte na compra e manutenção de suas aeronaves.

“A entrega de um helicóptero pode demorar até um mês e exige acompanhamento diário rigoroso. É essencial verificar fisicamente e documentalmente a aeronave para garantir sua aeronavegabilidade. Problemas podem surgir, mas o acompanhamento detalhado evita surpresas indesejadas e assegura a satisfação do cliente com o produto final”, explica. 

Mesmo helicópteros novos podem apresentar problemas, como falhas mecânicas ou acabamentos de baixa qualidade. Por isso, a HSC realiza a pre purchase inspection, uma verificação detalhada da aeronave antes da compra, garantindo que todos os aspectos, tanto mecânicos quanto documentais, estejam em ordem para um voo seguro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pedro Clode (à esquerda), Fernão Vieira (no centro) e Vasco Cálão (à direita)

Além disso, a empresa se destaca pela gestão de aeronavegabilidade, serviço para garantir que o helicóptero esteja sempre pronto para operar. Esse trabalho envolve o controle de todas as intervenções de manutenção, essencial para manter a aeronave em plenas condições de voo.

“Nosso foco é simplificar e sistematizar os procedimentos, minimizando erros que são comuns em várias empresas do mercado. A gestão de aeronavegabilidade não é um ‘bicho de sete cabeças’, desde que se saiba exatamente o que fazer e como fazer”, diz Clode.

O executivo explica que o maior desafio da empresa até agora tem sido a logística, pois os fabricantes oferecem prazos longos de entrega. Clode afirma que, para contornar essa situação, é preciso muita “ginástica”, além de grande capacidade de negociação e, principalmente, antecipação na necessidade de troca de componentes. 

“Acredito que nossa experiência em um continente com normas tão rigorosas nos permite aplicar esse padrão elevado em outros lugares”, diz o executivo, ressaltando que as regras da EASA, órgão regulador europeu, são restritivas e estão em constante mudança. 

A HSC também oferece serviços especializados para lessors, empresas que compram helicópteros dos fabricantes para alugá-los às operadoras. Nesses casos, a HSC inspeciona os helicópteros no momento da compra e quando eles são devolvidos pelas operadoras. Isso garante que as aeronaves estejam em boas condições e aptas para voar. 

Sob a liderança de Pedro Clode, a HSC gere sete helicópteros na África. “Atualmente, os helicópteros operados pela empresa em países africanos para o setor petrolífero têm uma alta demanda, voando muitas horas por mês. Em muitos casos, cada helicóptero chega a voar de 5 a 6 horas por dia. Esse ritmo intenso de operação torna essencial que a equipe esteja preparada e seja capaz de antecipar as manutenções, garantindo que as aeronaves possam voltar rapidamente à ativa”, explica.

Com expertise em diversos tipos de helicópteros e em diferentes operações, como resgate médico, combate a incêndios florestais, voos turísticos e offshore, a HSC tem um conhecimento abrangente do mercado. “Podemos ajudar consideravelmente os clientes brasileiros, especialmente o público de alto padrão, operadoras e empresas de leasing”, diz Clode. “Nosso objetivo é nos tornar a principal empresa de gestão de helicópteros sediada na Europa”, finaliza o executivo.

Para conhecer mais sobre a HSC e sua oferta de serviços, acesse o site www.hsc.aero ou envie um e-mail para [email protected].

  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.