A liquidez do mercado local (e do internacional) segue limitada na entressafra entre o feriado do Natal e de Ano Novo.
Nesta sexta-feira (27), o dólar à vista voltou a subir ante o real, um avanço de 0,24%, a R$ 6,1926. Na semana, o ganho foi de 2%. O Banco Central realizou apenas um leilão tradicional de até 15 mil contratos de swap, sem intervenções extraordinárias.
Leia também
A alta do petróleo e o salto de 10% da Brava Energia, que recebeu autorização para retomada de produção no campo de Papa-Terra, foram insuficientes para uma alta do Ibovespa. Ao fim do dia, o principal índice da bolsa brasileira recuou 0,67%, aos 120.261 pontos.
Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,34% em dezembro, após alta de 0,62% no mês anterior. No acumulado de 12 meses, o valor ficou acima da meta de 3% — a 4,71%.
Em outra divulgação, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que o Brasil abriu 106.625 vagas formais de trabalho em novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado ficou abaixo da expectativa de economistas apontada em pesquisa da Reuters, de criação líquida de 129.500 vagas.
Escolhas do editor