
Bom dia, Estamos na quarta-feira, 19 de fevereiro.
Cenários
O Federal Reserve (FED), o banco central americano, divulga nesta quarta-feira (19) as Minutas da reunião realizada no fim de janeiro pelo Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom dos Estados Unidos. Esperam-se poucas surpresas. O Fomc manteve os juros estáveis na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano, como previa o mercado. E as Minutas deverão repetir o que diversos diretores do Comitê vêm dizendo nos últimos dias: a inflação americana não dá sinais de trégua e, por isso, os juros deverão permanecer onde estão por algum tempo.
O cenário para a inflação americana é de estabilidade ao redor de 3% ao ano. Os preços vêm sendo pressionados pela alta dos alimentos e dos combustíveis. Além disso, as medidas de restrição à imigração e o discurso governamental de imposição de tarifas comerciais pesadas não favorecem a queda dos preços.
Perspectivas
No noticiário doméstico, o grande assunto é a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), realizada na noite da terça-feira (18), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado. Ainda cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) avaliar o recebimento da denúncia e decidir se os acusados se tornarão réus.
A denúncia não quer dizer, necessariamente, uma condenação. Ainda que o STF acolha a denúncia, o caso será objeto de um processo demorado. No entanto, a notícia pode reverberar nos mercados pois afeta o cenário político tendo em vista as eleições de 2026.
Indicadores
- Brasil
Sem indicadores relevantes
- Estados Unidos
Minutas do Fomc