Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / EUA: Tarifas sobre Carros Importados Podem Encarecer até Mesmo as Marcas Americanas

EUA: Tarifas sobre Carros Importados Podem Encarecer até Mesmo as Marcas Americanas

A expectativa do mercado é de queda nas vendas e produtos cada vez mais caros

Ty Roush
29/03/2025 Atualizado há 1 mês
utah778/Getty Images
EUA: impostos sobre carros

Acessibilidade

 

 

O preço médio dos carros novos vendidos nos Estados Unidos pode aumentar em milhares de dólares devido à iminente tarifa de 25% do presidente Donald Trump sobre todos os veículos importados e algumas peças automotivas, de acordo com analistas do setor.

No início desta semana, Trump anunciou uma tarifa de 25% sobre todos os carros e caminhões importados para os Estados Unidos, com início em 2 de abril. Ele chamou a medida de o “início do dia da libertação”, sugerindo que isso aceleraria um “crescimento tremendo na indústria automobilística” à medida que mais montadoras construíssem fábricas no país.

A Cox Automotive reduziu sua previsão de vendas de veículos novos para o ano, de 16,3 milhões para 15,6 milhões em 2025, citando “incerteza econômica, acessibilidade” e os possíveis impactos das tarifas.

Leia também

  • Donald Trump
    Forbes Money

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)
    Forbes Money

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Forbes Brasil - Pré-mercado
    Forbes Money

    Pré-mercado: Incerteza após Copom e FED

O CEO da Ford, Jim Farley, alertou que as tarifas automotivas “abririam um buraco na indústria dos EUA como nunca vimos antes” e destacou que medidas similares no passado já trouxeram “custos e caos” para as montadoras.

Trump também ameaçou impor tarifas recíprocas a partir de abril, após já ter implementado uma tarifa de 20% sobre produtos chineses. A tarifa de 25% sobre importações do Canadá e do México foi adiada para abril, o que poderá impactar os preços de produtos como eletricidade, bebidas alcoólicas, gasolina e madeira, entre outros.

Tudo mais caro

Analistas automotivos da Cox Automotive estimam que o custo médio dos veículos novos vendidos nos EUA aumentará em até 20%, enquanto o analista Dan Ives, da WedBush, afirmou em um relatório na quarta-feira que os preços podem subir até US$ 10.000 (R$ 57.000).

A Cox Automotive também indicou anteriormente que veículos novos montados no Canadá ou no México teriam um aumento médio de preço de cerca de US$ 5.855 (R$ 33.373), um impacto que os analistas alertaram que poderia “desestabilizar” a indústria automotiva dos EUA.

Segundo a S&P Global, aproximadamente 22% de todos os veículos vendidos nos EUA são importados do Canadá e do México. Além disso, várias montadoras dependem da montagem e fabricação em um desses países, incluindo BMW, General Motors (sediada nos EUA), Nissan, Volkswagen, Toyota e Stellantis, entre outras.

Os preços dos veículos novos da Ford provavelmente terão o menor aumento em comparação com os concorrentes da montadora, já que cerca de 80% dos seus carros são fabricados nos Estados Unidos, informou a Cox Automotive à CBS.

Em uma ligação no início deste mês, Trump alertou CEOs de algumas montadoras para não aumentarem os preços dos carros devido às tarifas, segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal. O ex-presidente teria dito aos executivos que suas empresas se beneficiariam com as tarifas, que, segundo ele, ajudariam a trazer de volta a manufatura para fábricas nos EUA.

Trump declarou no início desta semana: “Vocês verão os preços caindo, mas caindo especificamente porque estão comprando o que estamos fazendo, incentivando empresas — e até países — a virem para os Estados Unidos.”

Quem importa do México?

  • BMW: A montadora alemã tem uma fábrica em San Luis Potosí, no México, que produz os modelos Série 3, Série 2 Coupé e M2.
  • Ford: A empresa possui duas fábricas no México responsáveis pela produção dos modelos Mustang, Bronco Sport e Maverick, além de já terem fabricado alguns modelos do Fiesta e do Fusion, segundo a empresa de suprimentos Amrep México.
  • General Motors: O conglomerado automotivo opera quatro fábricas no México, onde monta os modelos Chevrolet Silverado, Chevrolet Equinox, GMC Sierra e GMC Terrain, conforme informado pela Amrep.
  • Kia: A montadora sul-coreana possui uma unidade no México que fabrica alguns modelos do Pride, Rio e K3.
  • Nissan: Três fábricas no México produzem algumas versões dos modelos Sentra, Versa e Kicks.
  • Stellantis: A empresa mantém fábricas que montam diversos modelos da linha Ram, além do Jeep Compass e do Jeep Wagoneer.

Quem importa do Canadá?

  • General Motors: No Canadá, a montadora produz versões leves e pesadas do Chevrolet Silverado e também fabrica motores V8 e peças de transmissão de dupla embreagem.
  • Ford: A fábrica da empresa em Ontário já produziu alguns modelos do Edge e do Lincoln Nautilus, mas em breve passará a fabricar as caminhonetes Super Duty.
  • Stellantis: Com duas fábricas de montagem no Canadá, a empresa produz alguns modelos do Chrysler Pacifica, Chrysler Grand Caravan e Dodge Charger. Além disso, a unidade de Ontário deverá fabricar novos modelos do Jeep Compass a partir de 2026.

E a Tesla?

A Tesla será a montadora “menos prejudicada” pelas tarifas de Trump em comparação com Ford, General Motors, Chevrolet e Stellantis, afirmou o analista Edison Yu, do Deutsche Bank, na quinta-feira.

A Tesla monta todos os seus carros nos EUA, o que a ajuda a evitar algumas das tarifas. No entanto, o CEO Elon Musk disse que a empresa “NÃO sairá ilesa” e que o “impacto das tarifas na Tesla ainda é significativo.” Musk explicou que as tarifas afetarão peças importadas de outros países, como as baterias vindas da China, e destacou que o “impacto nos custos não é trivial.”

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

 

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Donald Trump
  • economia
  • estados unidos
  • EUA
  • tarifas

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.