
O preço médio dos carros novos vendidos nos Estados Unidos pode aumentar em milhares de dólares devido à iminente tarifa de 25% do presidente Donald Trump sobre todos os veículos importados e algumas peças automotivas, de acordo com analistas do setor.
No início desta semana, Trump anunciou uma tarifa de 25% sobre todos os carros e caminhões importados para os Estados Unidos, com início em 2 de abril. Ele chamou a medida de o “início do dia da libertação”, sugerindo que isso aceleraria um “crescimento tremendo na indústria automobilística” à medida que mais montadoras construíssem fábricas no país.
A Cox Automotive reduziu sua previsão de vendas de veículos novos para o ano, de 16,3 milhões para 15,6 milhões em 2025, citando “incerteza econômica, acessibilidade” e os possíveis impactos das tarifas.
O CEO da Ford, Jim Farley, alertou que as tarifas automotivas “abririam um buraco na indústria dos EUA como nunca vimos antes” e destacou que medidas similares no passado já trouxeram “custos e caos” para as montadoras.
Trump também ameaçou impor tarifas recíprocas a partir de abril, após já ter implementado uma tarifa de 20% sobre produtos chineses. A tarifa de 25% sobre importações do Canadá e do México foi adiada para abril, o que poderá impactar os preços de produtos como eletricidade, bebidas alcoólicas, gasolina e madeira, entre outros.
Tudo mais caro
Analistas automotivos da Cox Automotive estimam que o custo médio dos veículos novos vendidos nos EUA aumentará em até 20%, enquanto o analista Dan Ives, da WedBush, afirmou em um relatório na quarta-feira que os preços podem subir até US$ 10.000 (R$ 57.000).
A Cox Automotive também indicou anteriormente que veículos novos montados no Canadá ou no México teriam um aumento médio de preço de cerca de US$ 5.855 (R$ 33.373), um impacto que os analistas alertaram que poderia “desestabilizar” a indústria automotiva dos EUA.
Segundo a S&P Global, aproximadamente 22% de todos os veículos vendidos nos EUA são importados do Canadá e do México. Além disso, várias montadoras dependem da montagem e fabricação em um desses países, incluindo BMW, General Motors (sediada nos EUA), Nissan, Volkswagen, Toyota e Stellantis, entre outras.
Os preços dos veículos novos da Ford provavelmente terão o menor aumento em comparação com os concorrentes da montadora, já que cerca de 80% dos seus carros são fabricados nos Estados Unidos, informou a Cox Automotive à CBS.
Em uma ligação no início deste mês, Trump alertou CEOs de algumas montadoras para não aumentarem os preços dos carros devido às tarifas, segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal. O ex-presidente teria dito aos executivos que suas empresas se beneficiariam com as tarifas, que, segundo ele, ajudariam a trazer de volta a manufatura para fábricas nos EUA.
Trump declarou no início desta semana: “Vocês verão os preços caindo, mas caindo especificamente porque estão comprando o que estamos fazendo, incentivando empresas — e até países — a virem para os Estados Unidos.”
Quem importa do México?
- BMW: A montadora alemã tem uma fábrica em San Luis Potosí, no México, que produz os modelos Série 3, Série 2 Coupé e M2.
- Ford: A empresa possui duas fábricas no México responsáveis pela produção dos modelos Mustang, Bronco Sport e Maverick, além de já terem fabricado alguns modelos do Fiesta e do Fusion, segundo a empresa de suprimentos Amrep México.
- General Motors: O conglomerado automotivo opera quatro fábricas no México, onde monta os modelos Chevrolet Silverado, Chevrolet Equinox, GMC Sierra e GMC Terrain, conforme informado pela Amrep.
- Kia: A montadora sul-coreana possui uma unidade no México que fabrica alguns modelos do Pride, Rio e K3.
- Nissan: Três fábricas no México produzem algumas versões dos modelos Sentra, Versa e Kicks.
- Stellantis: A empresa mantém fábricas que montam diversos modelos da linha Ram, além do Jeep Compass e do Jeep Wagoneer.
Quem importa do Canadá?
- General Motors: No Canadá, a montadora produz versões leves e pesadas do Chevrolet Silverado e também fabrica motores V8 e peças de transmissão de dupla embreagem.
- Ford: A fábrica da empresa em Ontário já produziu alguns modelos do Edge e do Lincoln Nautilus, mas em breve passará a fabricar as caminhonetes Super Duty.
- Stellantis: Com duas fábricas de montagem no Canadá, a empresa produz alguns modelos do Chrysler Pacifica, Chrysler Grand Caravan e Dodge Charger. Além disso, a unidade de Ontário deverá fabricar novos modelos do Jeep Compass a partir de 2026.
E a Tesla?
A Tesla será a montadora “menos prejudicada” pelas tarifas de Trump em comparação com Ford, General Motors, Chevrolet e Stellantis, afirmou o analista Edison Yu, do Deutsche Bank, na quinta-feira.
A Tesla monta todos os seus carros nos EUA, o que a ajuda a evitar algumas das tarifas. No entanto, o CEO Elon Musk disse que a empresa “NÃO sairá ilesa” e que o “impacto das tarifas na Tesla ainda é significativo.” Musk explicou que as tarifas afetarão peças importadas de outros países, como as baterias vindas da China, e destacou que o “impacto nos custos não é trivial.”