
Bom dia. Estamos na quinta-feira, 27 de março.
Cenários
O dia terá indicadores importantes. Logo cedo, o Banco Central (BC) vai publicar o Relatório de Política Monetária, com a análise do comportamento dos ativos financeiros e da dívida pública. Em seguida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) referente a março, uma prévia da inflação “oficial” medida pelo IPCA.
A mediana das expectativas dos investidores indica uma desaceleração em março, com a inflação retrocedendo para 0,70% ante os 1,23% de fevereiro. No entanto, a projeção é de uma aceleração no acumulado de 12 meses até março, avançando para 5,30% ante os 4,96% nos 12 meses até fevereiro.
Nos Estados Unidos será divulgada a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre. A expectativa é de uma desaceleração para 2,3% ante os 3,1% do terceiro trimestre.
Perspectivas
O cenário para a inflação segue negativo. Analistas esperam que a inflação de alimentos, especialmente ovos e café, volte a subir, pressionando o grupo de Alimentação e Bebidas, com uma alta projetada de 1,42%. E isso leva não apenas a uma alta da Selic, mas também a uma perspectiva de desaceleração da ecnomia e de piora dos resultados das empresas.
Indicadores
Brasil
IPCA-15 (Fev)
Esperado: 0,70%
Anterior: 1,23%
IPCA-15 (12m)
Esperado: 5,30%
Anterior: 4,96%
PIB 4º trimestre
Esperado: 2,3%
Anterior: 3,1%
Pedidos iniciais de seguro desemprego
Esperado: 225 mil
Anterior: 223 mil