
A mineradora brasileira Vale assinou um acordo com a Wabtec Corporation para adquirir 50 locomotivas da série Evolution para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), em medida que visa a modernização de sua frota, com melhora da eficiência e redução das emissões.
Em comunicado à imprensa nesta quarta-feira, a Vale disse que as locomotiva serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, em Contagem (MG), e começarão a ser entregues em 2026.
“A família de locomotivas da série Evolution está equipada com tecnologia avançada de motores a diesel, trazendo ganhos significativos em eficiência operacional por meio de economia de combustível e intervalos de manutenção mais longos, e consequentemente, menores custos de manutenção”, disse a mineradora no comunicado.
As locomotivas são ainda equipadas com motores de tração AC, que proporcionam mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Já em operação na Estrada de Ferro Carajás, este modelo agora fará parte da frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
“O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, disse em nota o vice-presidente de Operações da Vale, Carlos Medeiros.
As novas locomotivas poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que segundo a companhia reduzirá as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, em comparação com o FDL, o modelo da série Evolution proporciona até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, possibilitando a transição para combustíveis alternativos no futuro.