Assine

Visita do Príncipe William Ao Brasil em Novembro Terá Agenda Ecológica

Herdeiro do trono inglês premiará vencedores desta edição do Prêmio Eartshot; será a primeira vez que os ganhadores são da América Latina

Cláudio Gradilone
William recrutou uma dezena de celebridades globais para se juntar ao Conselho do Prêmio Earthshot para decidir os vencedores (Foto: Kirsty Wigglesworth/Reuters)
Earthshot para decidir os vencedores (Foto: Kirsty Wigglesworth/Reuters)

Acessibilidade

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, fará sua primeira visita ao Brasil em novembro deste ano. Aproveitando a COP30, ele vai premiar os vencedores do Prêmio Earthshot. Criado por ele e pelo escritor e produtor David Attenborough, o Earthshot concede cinco prêmios de um milhão de libras (R$ 7,39 milhões), para “pessoas ou organizações que criam soluções sustentáveis e de impacto para resover desafios ambientais”. O prêmio foi criado em 2019 e os primeiros vencedores foram premiados em 2021. A meta é que o prêmio deixe de ser concedido após 2030.

A visita de William ao Brasil busca destacar o papel do país na agenda internacional de sustentabilidade. Será a primeira vez que o Prêmio Earthshot será realizado na América do Sul. Além dos prêmios, a expectativa é que a visita de atraia o foco dos investidores internacionais para os esforços ambientais do Brasil, desde a preservação da biodiversidade até os avanços em energia renovável, apesar dos desafios atuais, como o desmatamento da Amazônia e o avanço da pecuária e do agronegócio sobre o cerrado.

De pai para filho

Comparativamente ao pai, o Rei Charles III, William está vindo ao Brasil tarde. Charles desembarcou por aqui pela primeira vez em 1978, em uma visita oficial a Brasília e a Rio de Janeiro. O então príncipe-herdeiro aproveitou bem a estadia. Jogou polo com a equipe do The Household Cavalry (Regimento de Cavalaria do Rei, então vinculado a Elisabeth II), e venceu a equipe do 1° Regimento de Cavalaria de Guardas dos Dragões da Independência. No Rio o programa também teve momentos amenos. Em uma visita à sede da prefeitura, o príncipe não se incomodou com o smoking e caiu no Charleston (já que não sabia dançar samba) com a passista e modelo Pinah.

Charles voltaria ao Brasil mais três vezes. Em 1991, já casado com Diana, ele viria para prestigiar a Eco-92. Charles e Diana cumpriram agendas em Brasília, Eldorado do Carajás (PA) e São Paulo, antes de se dividirem — a princesa foi para o Rio, enquanto o príncipe foi para o Espirito Santo. Em 2002, viúvo, e em 2009, já casado com a rainha Camila. Em todas as visitas, a pauta ecológica foi importante, algo que se repetirá com a visita de William.