
Em tempos de COP30 e guerra de tarifas, quando a sustentabilidade do setor de energia brasileiro está em discussão, é preciso analisar a situação e discutir propostas. É o que será realizado a partir desta quinta-feira (10) no Rio de Janeiro, na terceira edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia – powered by Forbes.
O evento, que ocorrerá nos dias 10 e 11, vai analisar a possibilidade de uma reforma estruturante do setor elétrico, que poderá ser regulamentada ainda neste ano por meio de uma Medida Provisória, conforme anunciado por Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
Está prevista a presença das principais autoridades da área, parlamentares, executivos e empresários. Além do ministro Silveira estarão presentes os governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Elmano Freitas, do Ceará. O papel do Nordeste é essencial, pois a região tornou-se o maior polo de investimentos do sistema elétrico brasileiro.
Segundo Marcelo Moraes, CEO do da Dominum Produções, que organiza o Forum, o setor está vivendo um momento peculiar. “Pela primeira vez há mais oferta de energia do que demanda”, diz ele “Há muitos projetos e investimentos sendo feitos no Brasil e isso traz uma dificuldade operacional, porque além do excesso de oferta, nós temos algumas restrições de transmissão também.”
A expectativa é de que a medida possa ajudar a solucionar questões que têm gerado preocupação dos agentes do setor elétrico, como o curtailment, a separação de lastro e energia, novos modelos tarifários, gestão de potência do Sistema Interligado Nacional e a revisão de subsídios.
Moraes avalia que esse é um momento desafiador. “O custo elevado do crédito devido à alta da Selic dificulta a viabilização econômica de alguns empreendimentos”, diz ele. Sem falar no impacto das taxas impostas recentemente pelo governo dos Estados Unidos.
Premiação
Pela primeira vez, o Fórum vai homenagear Líderes em Energia com o Prêmio Top of The Year. Serão premiados líderes em seis categorias:
- Autoridade do Ano, que inclui reguladores, ministros, secretários e lideranças do setor público
- Executivo do Ano, englobando CEOs e executivos do setor privado;
- Parlamentar do Ano, para deputados e senadores;
Também haverá Destaques Executivos para três setores: Energia Elétrica, Óleo e Gás e Energia Renovável.
Os vencedores serão definidos a partir de uma pesquisa qualitativa exclusiva aplicada junto a agentes do setor que resultará na formação de uma lista tríplice para cada categoria. Na fase final, os três mais votados disputarão o título em uma última rodada de votação.
Segundo Moraes, em sua terceira edição, “o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia – powered by Forbes – está ainda mais abrangente, consolidando-se como uma referência também no segmento de Oil & Gas.”