
Em sua terceira edição, o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia – powered by Forbes – premiou os profissionais do setor na noite da quarta-feira (09), em uma solenidade que antecede o evento, agendado para esta quinta-feira (10) e para a sexta-feira (11).
O Fórum vai analisar a possibilidade de uma reforma estruturante do setor elétrico, que poderá ser regulamentada ainda neste ano por meio de uma Medida Provisória.
Os premiados deste ano foram definidos a partir de uma pesquisa qualitativa exclusiva aplicada junto a agentes do setor, que levou à formação de uma lista tríplice para cada categoria. Os três finalistas foram escolhidos em uma última rodada de votação.
Os grandes premiados da noite foram Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, escolhido como Autoridade do Ano, e Alexandre Nogueira, CEO da distribuidora de energia Light. Na categoria Parlamentar do Ano, o vencedor foi o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP).
Também foram premiados os Destaques Executivos em três setores:
- em Energia Elétrica, a premiada foi Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica)
- em Óleo e Gás, a premiada foi Magda Chambriard, presidente da Petrobras;
- em Energias Renováveis, a vencedora foi Renata Isfer, presidente da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás).
Marcelo Moraes, CEO do da Dominum Produções, que organiza o Fórum, afirmou que a premiação indica a transformação do setor em mais de um sentido. “Não estamos apenas vivenciando a transição energética, mas uma transição no sentido de maior diversidade”, disse ele. “Prova disso é que os seis prêmios foram recebidos por três homens e por três mulheres, indicando que o setor elétrico não é mais um espaço totalmente masculino”.