A tenista Naomi Osaka tornou-se uma potência dentro e fora das quadras, onde atua como empreendedora, investidora e filantropa. Desde seu trabalho com a Nike’s Play Academy, no qual apoiava esportes para meninas, até a reforma de quadras de tênis no Queens com a Bodyarmor Lyte, passando pela sua última coleção com a Levi’s e pelo investimento na Sweetgreen, Naomi usou sua influência positivamente para fazer parceria com marcas e organizações sem fins lucrativos.
A atleta explicou que, quando se trata de parceria com qualquer marca, ela primeiro analisa se os valores da empresa estão alinhados com os seus. “Em segundo lugar, vejo se posso estar envolvida no processo de criação e/ou design. E tenho que usar ou acreditar fortemente no produto de forma orgânica. Por fim, gosto de encontrar os responsáveis e vibrar com eles. Então, só depois de passar essas quatro etapas, eu passo para a fase de discussões. Sei que estou em uma posição privilegiada para poder tomar decisões estratégicas como essas e sou muito grata.”
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Enquanto Naomi diz que pode, temporariamente, afastar-se das quadras, seu mais recente empreendimento – a Kinlò – é uma solução funcional de cuidados com a pele com alta concentração de melanina. Ela afirma que, embora o tênis possa ser um desafio às vezes, ele acaba sendo um meio que a possibilita trabalhar em projetos que considera importantes.
Apoiada pela A-Frame, a Kinlò está entre as marcas emergentes da categoria de cuidados pessoais voltadas para as necessidades das comunidades negras, pardas e asiáticas. A linha é especificamente formulada para proteger, reparar e renovar tons de pele com mais melanina. O conceito da Kinlò nasceu de uma necessidade de saúde pública rejeitada pelas comunidades BIPOC (“Black, Indigenous, and People of Color”, “Negros, Indígenas e Pessoas de Cor”, em tradução livre).
O sol pode ter o mesmo efeito prejudicial nas peles negra, marrom e asiática do que na pele mais clara. A taxa de mortalidade para negros norte-americanos com melanoma é na verdade três vezes maior do que para norte-americanos brancos, devido ao fato de que geralmente o câncer é detectado em um estágio mais avançado. Esta é uma oportunidade para educação e conscientização em comunidades em que a narrativa frequentemente é de que a pele com mais melanina não precisa de proteção adicional do sol, e esse não é o caso. A Kinlò está oferecendo produtos sustentáveis e de qualidade para o mercado a um preço acessível para todos os grupos demográficos. A marca é uma homenagem à herança bicultural de Naomi no nome Kinlò, com Kin e Lo significando “ouro” em japonês e na língua crioula haitiana, respectivamente.
“Eu queria criar uma marca que preenchesse um vazio e atendesse a uma necessidade específica e foi aí que a Kinlò nasceu. Ao falar com muitas pessoas da área de beleza, houve uma estatística que realmente me abalou: o fato de que pessoas com mais melanina têm uma taxa de mortalidade três vezes maior por câncer de pele do que outras pessoas e isso se deve à detecção precoce”, conta Naomi. “Os tons de pele negra, marrom e do Pacífico Asiático são cercados pelo mito de que, como são mais escuros, não queimam e, por isso, não são alvos do melanoma. Isso é errado. Assim que recebi essa informação, o resto se encaixou. Criei uma linha que protege, nutre e repara a pele com melanina ao mesmo tempo em que tem qualidade a um preço acessível a todos.”
Ao criar a Kinlò, era essencial para Naomi e para a A-Frame estabelecerem uma parceria com um dermatologista especializado no tratamento da pele com mais melanina. A marca nomeou a Naana Boakye, uma dermatologista negra e fundadora da Bergen Dermatology, como diretora do negócio para entender as necessidades exclusivas desse tipo de pele, alguns dos mitos e equívocos comuns sobre os cuidados e as necessidades não atendidas em produtos disponíveis atualmente no mercado.
Naana revelou que cada produto é formulado para atender às necessidades das pessoas com mais melanina na pele. Um exemplo é a inclusão de ingredientes como óleos de cártamo e jojoba, glicerina e manteiga de karité, pois essa pele tende a ter falta de hidratação. Um dos maiores objetivos da Kinlò é garantir que o protetor solar não deixe nenhuma camada branca ou resíduo. A linha atual inclui o protetor solar Golden Ray, o creme hidratante para os olhos, o Golden Mist e o batom.
“A Kinlò está trabalhando há mais de 18 meses com uma equipe incrível para dar vida ao conceito. Tudo isso partiu de uma ideia que Naomi teve com a missão de resolver um problema comum aos negros na hora de encontrar um protetor solar que realmente funcione com a pele com mais melanina. Mais importante: a tenista sentiu que havia uma necessidade real de saúde pública para educação em cuidados com o sol, já que os negros sofrem de câncer de pele em estágio avançado em taxas mais altas do que os brancos. Estamos muito gratos por ter a parceria da A-Frame e da GoDaddy com Naomi para dar vida à Kinlò ”, compartilhou o agente da atleta, Tom Chapman.
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O amor de Naomi Osaka pelo tênis não só a tornou uma atleta de alto nível, mas também a ensinou como jogar no mundo do empreendedorismo. “As coisas nem sempre vão de acordo com o planejado e, às vezes, os resultados estão fora de controle, mas você precisa se adaptar, mudar, estar disposto a pensar por conta própria”, acredita. No que diz respeito a encontrar o equilíbrio como uma pessoa multitarefa, Naomi se concentra em uma rotina consistente. “Começar meus dias sempre da mesma forma me ajuda a encontrar conforto e equilíbrio mesmo quando não estou em casa ou viajando. Uma ótima refeição, minha salada preferida, estar bem descansada, manter-me hidratada são coisas que trazem equilíbrio. Também encontro conforto ouvindo música e fazendo meditações guiadas por meio do meu celular. O resto dos meus dias também é bastante estruturado, da prática ao condicionamento e à recuperação”, explica.
Naomi também é conhecida por priorizar sua saúde mental como atleta, o que abriu caminho para que outros esportistas façam o mesmo e para que organizações comecem a encontrar mais soluções para atender aos atletas. “Espero ter iniciado uma conversa que possa ser útil para outras pessoas. Definitivamente, fala-se mais sobre isso e estou otimista de que as perspectivas estão mudando”, afirma. Seja por meio da Kinlò, na quadra ou por meio de sua defesa, Naomi Osaka traz paixão, coragem e propósito a tudo que toca.
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