De 12 mil candidatas e 160 mulheres na fase de seleção, a pernambucana Domitila Barros foi escolhida Miss Alemanha em fevereiro deste ano. Seu diferencial, segundo ela mesma, foi o empreendedorismo social, que vem de berço. Seus pais fundaram uma Ong no bairro Linha do Tiro, na periferia de Recife, onde ela nasceu. Em 2017, Domitila fundou a She is From the Jungle, marca de biojoias feitas com capim dourado. E, neste mês, está lançando na Alemanha uma marca de chá gelado orgânico, a Einskommafünfgrad – que, em alemão, significa “1,5 graus zero”.
O nome da marca, lançada em parceria com a empresa alemã Voelkel, que atua na área de sucos naturais e alimentos, faz referência ao Acordo de Paris, tratado mundial sobre as alterações climáticas. Ele estabeleceu como objetivo evitar que o aquecimento global ultrapasse um aumento de 1,5°C em relação ao século 19.
Na sua viagem mais recente ao Brasil, ela viu de perto a extração da matéria-prima de um dos sabores dos chás, que é produzida no Paraná. O novo empreendimento de Domitila, que também é mestre em ciências políticas e sociais, tem certificação Fairtrade, importante selo de sustentabilidade, e destinará cinco centavos à organização de proteção climática GermanZero a cada caixa vendida.
Depois do Miss Alemanha, a empreendedora social também ampliou a atuação nas redes sociais e firmou parcerias com grandes marcas, como a alemã Audi.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022