Tornar-se uma executiva do mercado de arte era algo que Bianca Cutait havia projetado desde cedo para sua carreira. Aos 16 anos, começou a se interessar por fotografia. Mais tarde, abriu uma consultoria de arte e foi para os Estados Unidos tocar um braço do negócio por lá. Este ano, tornou-se parte da equipe da Bonhams, uma das principais casas de leilões do mundo. “Sou a primeira especialista em mercado latino e a primeira brasileira na Bonhams.”
Seu negócio de art advisory, a Arte Fundamental, virou uma galeria em Miami que se tornou exclusivamente online durante a pandemia. Com essa mudança no negócio, Bianca começou a se interessar por NFTs e a estudar arte digital, o que culminou no lançamento da coleção de tokens do artista Rubem Robierb nas plataformas SuperRare e OpenSea. “A gente lançou no começo deste ano um NFT no meio da Times Square em Nova York.”
Bianca equilibra o trabalho como executiva na casa de leilões com um negócio de CBD (canabidiol, substância química encontrada na Cannabis sativa) que abriu com uma amiga em 2020. “Eu sempre consumi muito CBD para cuidar das crises de enxaqueca”, diz ela, que criou a AYE, uma marca própria de produtos de CBD com licença do FDA.
Mulher no mercado de arte
Para trabalhar com arte, segundo ela, networking é primordial. Quando chegou nos EUA, já tinha contatos e fazia consultoria independente para as quatro grandes casas de leilão, Christie’s, Sotheby’s, Phillips e a própria Bonhams. “Você pode fazer muitos contatos, mas só vai conseguir manter se tiver a postura correta”, diz ela, referindo-se ao tratamento dos clientes e à qualificação. “Eu vejo muitas pessoas que querem viver de arte, mas com o tempo eu percebi que tem que ser muito qualificada.”
A executiva diz que precisou ser resiliente para conquistar seu espaço como latina em um mercado não só muito masculino, mas focado na Europa e nos Estados Unidos. “Uma vez, em uma feira de arte, perguntei o preço de um quadro de um artista que conheço bem e ouvi do marchand ‘caro, muito caro’”, conta. Ao mesmo tempo, tem como líder a diretora global da Bonhams, uma mulher de 30 anos. “Poucas vezes conheci alguém com esse nível de excelência e profissionalismo”, diz Bianca, que se prepara para reunir em um livro as muitas histórias e experiências que vive no mundo da arte.
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