Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / Paula Lindenberg, CEO da Diageo: “Não quero ter razão, quero ter sucesso”

Paula Lindenberg, CEO da Diageo: “Não quero ter razão, quero ter sucesso”

Há nove meses como presidente da Diageo, a executiva tem como meta financeira mais do que dobrar a companhia até 2026

Mariana Weber
08/11/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Paula Lindenberg CEO da Diageo no Brasil
Rogério Assis

Paula Lindenberg é presidente no Brasil da Diageo, maior fabricante de bebidas destiladas do mundo

“Não quero ter razão, quero ter sucesso”, diz Paula Lindenberg sobre a construção de uma cultura corporativa em que os colaboradores tenham curiosidade e ousadia – inclusive para discordar. “Preciso de um time que faça a gente pensar diferente, que traga novas alternativas, que leve a melhores decisões.” Paula está na lista da Forbes dos melhores CEOs de 2022.

Leia mais: Veja quem são os 10 melhores CEOs do Brasil

Em nove meses como presidente da Diageo no Brasil, a executiva, vinda de 20 anos de Ambev, conta já ter revisado alguns de seus conceitos sobre destilados. Apostava, por exemplo, que os ready to drink, como Smirnoff Ice, eram o grande caminho para recrutar consumidores de cerveja. Mas foi convencida pela equipe de que havia opções mais rentáveis, como a coquetelaria, e isso levou ao lançamento de Johnnie Blonde, um uísque voltado para uso em coquetéis.

As metas para a operação brasileira são altas. “Temos ambição financeira de mais do que dobrar a companhia até 2026”, diz Paula. No último ano fiscal, encerrado em junho, as vendas líquidas da região PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil) cresceram 36%, impulsionadas principalmente pelos números brasileiros, com alta de 32%. “Também ganhamos share tanto em destilados quanto no total álcool e nas categorias uísque, vodca, gim, ready to
drink e cachaça.”

Leia também: Mulheres na liderança geram mais riqueza, diz CEO de empresa global de RH

Paula entrou para a Diageo em janeiro de 2022 para comandar a região PUB, mas, desde julho, passou a se concentrar apenas no Brasil. A saída do cargo de presidente para Reino Unido, Irlanda e Espanha da Anheuser-Busch InBev veio da vontade de voltar de Londres para São Paulo e trazer estabilidade para as filhas, de 15 e 12 anos.

Dentro do grupo cervejeiro, a paulistana já tinha também liderado a área de global insights em Nova York e, entre 2015 e 2018, assumido a vice-presidência de marketing no Brasil. “Fui a primeira mulher a ser vice-presidente da Ambev”, diz. “O que me orgulho bastante desse período foi um trabalho de brigar com o estereótipo que a cerveja tinha criado em torno da mulher.” Começou com a confecção de novos cartazes para a Skol por uma equipe de ilustradoras e levou a empresa a assumir o compromisso de não mais fazer comerciais com modelos de biquíni. “Entendi que meu trabalho era maior do que vender cerveja. Era mexer em cultura. É uma bênção ter marcas que podem gerar conversa.”

São conversas que agora ela diz ter na Diageo, em que já encontrou um ambiente mais maduro em relação a temas como diversidade, com licença paternidade e maternidade de seis meses e 50% de mulheres em cargos de liderança. “Mas, de novo, temos marcas que são muito maiores do que o álcool. Johnny Walker tem um posicionamento que é ‘keep walking’. Depois de dois anos de pandemia, em um momento de guerra, talvez não tenha nada que as pessoas precisem mais do que ‘keep walking’.”

Reportagem publicada na edição 101, lançada em setembro de 2022.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • CEO
  • Diageo
  • Diageo Brasil
  • liderança feminina

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • Focus

    Focus: Mercado Reduz Expectativa de Inflação e Vê Fim da Alta da Selic

  • Trégua na guerra comercial entre China e EUA

    EUA e China Anunciam Acordo para Reduzir Tarifas por 90 Dias

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

  • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.