Stewart Butterfield, CEO da popular plataforma de mensagens Slack — um produto que criou fundou em 2013, mas que explodiu em uso durante a pandemia, definindo para muitos uma nova forma de comunicação em meio à mudança para trabalho remoto – planeja deixar o cargo de CEO, saindo da Salesforce, a gigante do software que adquiriu o Slack no ano passado.
A brasileira Lidiane Jones, vice-presidente executiva das unidades de experience cloud, commerce cloud e marketing cloud, assumirá como CEO. Ela está na Salesforce desde 2019 e trabalhou anteriormente para Sonos e Microsoft
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A notícia da saída de Butterfield, informada pela primeira vez pelo Insider, vem poucos dias depois que a Salesforce anunciou que o co-CEO Bret Taylor deixaria o cargo de liderança conjunta em janeiro, tornando o co-fundador e co-CEO da Salesforce, Marc Benioff, presidente e único CEO novamente.
Em um anúncio interno do Slack, Butterfield disse que os dois movimentos não estavam relacionados, de acordo com o Insider. “Isso não tem nada a ver com a partida de Bret. O planejamento está em andamento há vários meses! Apenas um momento estranho”.
Um porta-voz da empresa não confirmou o conteúdo da mensagem interna ou quando Butterfield sairá, mas compartilhou uma declaração por e-mail. “Stewart é um líder incrível que criou uma empresa incrível e amada no Slack. Ele ajudou a liderar a integração bem-sucedida do Slack no Salesforce e hoje o Slack está integrado à plataforma Salesforce Customer 360”, dizia o comunicado, observando que Butterfield foi “instrumental na escolha de Lidiane Jones”.
A notícia vem depois de um relatório de lucros do terceiro trimestre da Salesforce, que anunciou a saída de Taylor e não atendeu às expectativas dos analistas quanto ao faturamento em meio a relatos de crescente cautela por parte dos clientes de empresas de software empresarial.
Em entrevista à Forbes, Butterfield não deu sinais de uma saída iminente, mas falou sobre a integração com o Salesforce e sua própria visão para o futuro do Slack.
Questionado sobre o maior desafio da integração, ele destacou as saídas de integrantes da equipe de gerenciamento da Slack quando as duas empresas se fundiram.
“Acho que realmente não percebi o quanto dependia, especialmente do [conselheiro geral] e do CFO. Eles foram mais do que um suporte para a organização”, disse ele à Forbes. “Eles foram bons parceiros em pensar sobre estratégia e cultura e tudo isso. Então isso foi mais difícil do que eu teria pensado, em retrospecto.”
Na mensagem interna publicada pelo Insider, Butterfield compartilhou que o diretor de produtos Tamar Yehoshua e Jonathan Prince, vice-presidente sênior de marketing, marca e comunicações da Slack, também estavam deixando a empresa e deu a seguinte explicação sobre “por que”. “Embora possa parecer [sic] banal, na verdade vou passar mais tempo com minha família. Temos um novo bebê chegando em janeiro. Posso dizer uma coisa? Eu fantasio sobre jardinagem. Então vou trabalhar em alguns projetos pessoais, focar na saúde e tentar aprender o máximo de coisas novas que eu puder.”