“Nunca pensei em fazer outra coisa”, afirma a influenciadora e empreendedora de beleza Mari Maria, dona da marca Mari Maria Makeup, ao falar sobre sua trajetória profissional à Forbes. No final de 2022 ela foi considerada uma das influenciadoras de beleza mais bem pagas do mundo pela lista da plataforma britânica Cosmetify. A única brasileira a figurar no ranking – acima de famosos nomes do ramo, como Boca Rosa (Bianca Andrade) e Bruna Tavares – lança a sua nova linha de maquiagens, Ginger Glow, na próxima segunda-feira (23) com expectativa de repetir o sucesso de seus produtos anteriores.
Formada em estética e cosmetologia, a paixão de Mari por maquiagem foi além de produzir tutoriais. Criou a marca que leva seu nome em 2017 ao sentir falta de pincéis de maquiagem de qualidade no mercado brasileiro. A empreendedora também prestou consultoria para marcas do país com o objetivo de entender melhor o desenvolvimento e a formulação desses produtos. O resultado foi o lançamento de um pincel com formato triangular que inovou na aplicação de maquiagem e contribuiu para o sucesso da marca.
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Com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, Mari Maria promove a maquiagem como uma ferramenta de aceitação. “Encontrei o meu refúgio na maquiagem”, diz, ao contar sobre seu processo próprio. No início, ela não gostava das sardas e o seu cabelo ruivo. “A Ginger Glow é justamente sobre a menina ruiva que tinha dificuldades em se aceitar e que, agora, pode brilhar.”
O “choque de realidade” do empreendedorismo
Quando percebeu que poderia canalizar seus conhecimentos em desenvolvimento de produtos com a criação da sua própria marca, Mari se surpreendeu com o espaço para crescer no mercado brasileiro da beleza. Com isso, passou a dedicar 80% de seu tempo para a empresa e desenvolvimento do negócio. “Em um primeiro momento, foi um choque de realidade ter que começar a entender sobre números e importações, por exemplo.”
Prestes a lançar sua nova linha de maquiagem na próxima segunda-feira (23), a Ginger Glow, Mari tem a expectativa de vender R$ 12 milhões em 6 meses, repetindo o sucesso de vendas de outros produtos da sua marca. “Atribuo meu sucesso à persistência, constância e paixão pelo que eu faço.”
A influência no cenário digital da beleza
Desde que começou a postar tutoriais de maquiagem no Youtube em 2014, a influenciadora arrecada 55 mil libras esterlinas (R$ 354 mil) por post no Instagram, de acordo com estimativas da Cosmetify. Ela também já fez parcerias com marcas estrangeiras famosas, como a Huda Beauty e a ColourPop Cosmetics. No ambiente online, Mari fica atenta às tendências compartilhadas por seus seguidores. “A presença online foi essencial para o crescimento da minha marca”, pontua.
Mari se destaca no mercado de beleza, acima de tudo, pelos esforços na formulação de produtos de qualidade, experimentando todo tipo de maquiagem, desde a mais barata até a mais cara, para entender o que funciona. Além disso, ela visita fábricas e auxilia no desenvolvimento de produtos estrangeiros para trazer tais conhecimentos ao Brasil. “Não basta ser só um rosto conhecido [nas redes sociais], você precisa fidelizar o cliente, porque é a recompra que faz o negócio acontecer”, explica a empreendedora.
Com o sonho de posicionar a maquiagem brasileira no mercado internacional de beleza, Mari já tem planos de expandir seu negócio para além das fronteiras nacionais nos próximos anos. Embora acredite que o mercado brasileiro se aproxima daqueles estrangeiros, a empreendedora diz que tudo isso é só o começo. “Sinto que temos uma longa jornada pela frente”, ela diz. “O Brasil é muito forte na área da beleza e tem muitas meninas incríveis. Quero ser um estímulo e caminhar junto delas, porque assim chegamos mais longe.”