Entrevistei Jacinda Ardern quando ela assumiu o cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia. Na época, Ardern era a líder mais jovem do mundo (tendo assumido o cargo aos 37 anos) e uma inspiração para muitas mulheres.
Apesar de sua idade, Ardern não era ingênua sobre as dificuldades que enfrentaria para integrar trabalho e vida doméstica. A primeira-ministra acredita que o desafio mais significativo que as mulheres encontram em suas carreiras é a expectativa constante de ter que fazer mais em todos os aspectos da vida.
“Ser uma irmã melhor, uma filha melhor, uma parceira melhor, melhor em nosso trabalho, melhor em cuidar – tudo. Acho que carregamos tanta expectativa e culpa. É difícil saber como equilibrar isso”, diz Jacinda Ardern.
Hoje, Ardern anunciou sua renúncia como primeira-ministra, citando o burnout como uma das principais razões. Ela não está sozinha. O relatório da Deloitte Women at Work 2022: A Global Outlook Report, que inclui uma pesquisa com 5 mil mulheres em dez países, descobriu que o burnout para a maioria das mulheres atingiu níveis alarmantes.
No geral, 53% das mulheres entrevistadas disseram que seus níveis de estresse são maiores do que há um ano, e quase metade se sente esgotada. Além disso, quase metade de todos os participantes classificam sua saúde mental como ruim ou muito ruim, e 30% tiraram folga do trabalho devido a problemas de saúde mental.
Emma Codd, líder de inclusão global para a Deloitte, diz que a maioria das pessoas não percebe que o burnout é o estresse crônico no trabalho que não foi gerenciado adequadamente.
“Existem seis indicadores que tornam o burnout provável de acontecer, e todos eles se relacionam com coisas que devemos ter no trabalho, como propósito, trabalho em equipe, equidade, justiça, transparência e pertencimento. Acho que muitas dessas coisas ainda não são presentes, ou os perdemos um pouco durante a pandemia e não conseguimos recuperá-los”, diz ela.
Pelo menos 43% das mulheres relataram que não se sentem à vontade para falar sobre burnout no trabalho, tornando o problema particularmente difícil de resolver. Além disso, o trabalho híbrido aumentou a pressão que as mulheres enfrentam para estarem sempre disponíveis. Um terço das mulheres não sente que pode desligar do trabalho e teme que sua progressão na carreira seja afetada se o fizerem.
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Mesmo quando as mulheres reduzem suas jornadas, isso não aborda necessariamente os desafios que o esgotamento e as culturas tóxicas criam. Por exemplo, o relatório constata que as mulheres que reduziram ou mudaram o horário durante a pandemia e as que trabalham meio período relatam níveis significativamente mais baixos de bem-estar mental e motivação no trabalho.
“No ano passado, cerca de metade de todos os participantes (trabalhando em um ambiente híbrido) disseram que não estavam obtendo o acesso aos líderes de que precisavam. Agora todos sabemos o quão importante é ter um apoio para qualquer pessoa que esteja em um grupo sub-representado. Além disso, as mulheres estão se sentindo excluídas. Todos nós já ouvimos histórias da pessoa que liga o computador e percebe que todo mundo já está na sala. Essa não é uma boa experiência para ninguém”, diz Codd.
O relatório constatou que mais mulheres em 2022 sofreram assédio ou microagressões no trabalho em comparação com o ano anterior. Essa tendência é ainda mais pronunciada para mulheres LGBT+ e mulheres de minorias raciais e étnicas. Além disso, 60% das mulheres que trabalham em modelos híbridos (arranjos que incluem trabalho remoto e presencial) relatam sentir-se excluídas.
Diante de todos esses desafios, não surpreende que muitas mulheres queiram parar. De fato, 40% das mulheres relataram que estão procurando ativamente mudar de empresa, sendo o burnout o principal motivo. Além disso, mais da metade das entrevistadas deseja deixar seu empregador nos próximos dois anos, e apenas 10% planeja permanecer com seu atual por mais de cinco anos.
Para lidar com essa grande renúncia, Codd diz que precisamos de líderes que saibam de fato liderar.
“É uma questão cultural. Os principais impulsionadores da cultura geralmente são os líderes. A cultura é a coisa mais importante. Você pode introduzir uma política de trabalho flexível, mas as pessoas não vão usá-la, a menos que você ajuste a carga de trabalho e não se sintam julgados. Isso é cultura.”
Codd acredita que as organizações podem começar a abordar essas questões educando os líderes e responsabilizando-os pelas culturas que criam. Ao fazer isso, os locais de trabalho podem começar não apenas a reter as mulheres, mas, mais importante, a valorizá-las.