Gabriela Sterenberg foi um dos milhares de brasileiros atingidos pela rodada de demissões em massa no final do ano passado. Em dezembro de 2022, foi demitida da XP, onde atuava como head de marketing do banco de atacado da corretora. Reativou, então, sua empresa que estava de lado e encontrou para ela um novo mercado. Sterenberg está à frente da Artesania Marketing, empresa que oferece CMO as a service – serviço que fornece a seus clientes executivos de marketing para trabalhos temporários e conforme a demanda. Turismóloga de formação com ênfase em eventos e experiências, a profissional iniciou no marketing ao ter contato com a área em agências de viagem.
Sua trajetória empreendedora, na verdade, começou em 2006, após voltar de uma experiência profissional na Copa do Mundo na Alemanha, onde foi responsável pelo receptivo dos brasileiros no país. Fundou, então, a empresa de planejamentos estratégicos e consultorias em projetos de marketing – que deixaria de lado anos depois para assumir posições no mundo corporativo. Com isso, desenvolveu sua rede de contatos e projetos com foco em marketing global para marcas como Nike, Pepsico, P&G e Volvo Caminhões. “Ter uma rede de networking foi muito importante para eu testar o meu produto. Às vezes temos ideias muito boas que podem acabar não tendo demanda”, diz a empresária.
Leia também
- Bianca Gates fez da paixão por sapatos confortáveis um negócio milionário
- Quem é a primeira master distiller do premiado bourbon Woodford Reserve
- CEO do Banco do Brasil diz como constrói reputação no LinkedIn
Com a oportunidade de entrar no mundo corporativo, Sterenberg deixou sua empresa de lado para entrar no marketing do BMW Group. Na companhia produtora de veículos, a executiva chegou como coordenadora de marketing e, quase dez anos depois, saiu da empresa como head de marketing e produtos da BMW Motorrad, divisão da montadora que produz motos. Já na XP Investimentos, para onde foi em janeiro de 2021, sua estratégia de marketing foi focada em marketing financeiro como head de marketing do banco de atacado da companhia.
Empreender após a demissão
Após ser desligada quando mais de mil funcionários foram demitidos na XP a partir do final de novembro de 2022, Gabriela Sterenberg questionou quais seriam seus próximos passos. “Num primeiro momento, pensei que talvez valesse voltar para o mundo corporativo e para essa minha falsa zona de conforto”, ela diz. “Mas decidi reviver o meu espírito empreendedor e toda a experiência que tive nos últimos 12 anos no corporativo, reativando a Artesania.”
Identificando a carência de profissionais com o conhecimento de marketing no mercado financeiro, a empresária especializou a sua agência no ramo para entregar projetos personalizados para cada uma das necessidades de tais clientes. O começo, claro, não foi fácil. Revivendo sua empresa quase do zero, Sterenberg se viu como a responsável por tudo – inclusive por tarefas operacionais que, em seus cargos anteriores, delegava para outras pessoas. “Esses dias fui fazer um typeform e não sabia como, mas aprendi”, ela diz. “Estou adorando voltar a fazer coisas que estavam distantes de mim.”
A executiva teve o apoio de sua rede de contatos que construiu enquanto no mundo corporativo após sua decisão. “Bateu um desespero em um primeiro momento com a demissão, mas hoje eu tenho uma rede de apoio que teve muita empatia comigo”, diz Gabriela Sterenberg. “O apoio que essa rede me deu me trouxe mais certeza ainda da decisão que eu estava tomando [com a abertura da Artesania Marketing].”