O empreendedorismo é a saída que muitas mulheres encontram para equilibrar trabalho e maternidade. Para a maioria, empreender traz mais flexibilidade de horários, mas não apenas isso. Uma pesquisa da Serasa Experian, empresa brasileira de análise de crédito, mostra que 45% das empreendedoras brasileiras são financeiramente independentes de seus maridos e familiares e 51% da renda que recebem vêm da atividade empresarial.
Quando perguntadas sobre as principais diferenças entre gêneros no empreendedorismo, 56% disseram que empreender é mais desafiador para as mulheres do que para os homens.
Leia também
- Fernanda Ribeiro assume como CEO da Conta Black
- Da dívida aos milhões: a reviravolta do negócio Natalia Beauty Group
Mas apesar disso, além da flexibilidade, o empreendedorismo permite que elas conciliem melhor o trabalho com o cuidado dos filhos – vantagem relevante para 29% das empreendedoras que são mães.
O estudo foi feito no começo de 2023 com mais de 530 mães de todo o Brasil, concentradas principalmente no Norte, Nordeste e no Centro-Oeste do país.
Entre as empresas comandadas por elas, 57% são de pequeno ou médio portes e 43,9% são individuais ou micro. As empreendedoras têm, em sua maioria, pós-graduação (55%), 42,8%, ensino superior completo e 35,8%, ensino médio completo.