A Cartier anunciou na quarta-feira (10) as vencedoras da edição 2023 do Cartier Women’s Initiative, prêmio global voltado a empreendedoras de negócios de impacto social e ambiental. Emily Ewell, CEO da marca brasileira de calcinhas absorventes Pantys, ficou em primeiro lugar na categoria América Latina e Caribe, recebendo US$ 100 mil, além de mentoria para impulsionar o negócio. “É uma grande conquista. Eu e minha sócia (Maria Eduarda Camargo, Forbes Under 30 em 2020) lutamos muito como duas mulheres empreendedoras, sem investidores, atuando no Brasil”, disse Emily à Forbes durante o evento em Paris. “Acredito em um modelo de negócio social integrado, em que, quando cresce a parte financeira, cresce o impacto social e ambiental. Esse é o formato que vai criar maior valor para a sociedade.”
Realizada na Salle Pleyel, a cerimônia da Cartier Women’s Initiative teve abertura de Amal Clooney, cofundadora da Fundação Clooney para Justiça, que atua em causas relacionadas à paridade de gênero em cerca de 40 países. “Tenho advogado pelo direito das mulheres, um caso por vez, sempre para mudar o sistema”, ela disse ao público, relatando ações em países como Iraque e Sudão. “Nesta sala temos mulheres incríveis, empreendedoras de impacto em todos os continentes e indústrias. São pessoas mudando o sistema, um projeto por vez. O trabalho delas já tocou tantos, mas elas sentem que não é o suficiente. São cidadãs do mundo que entram na arena e lutam por um futuro melhor.”
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Cyrille Vigneron, CEO e presidente da Cartier Internacional, fez a entrega dos prêmios e destacou a comunidade crescente de participantes do programa. “A Cartier tem orgulho de continuar desenvolvendo seu compromisso com o empoderamento feminino, alavancando os negócios como uma força para o bem”, disse.
Apresentada pela escritora, ativista e comediante dinamarquesa-britânica Sandi Toksvig, a edição 2023 do prêmio teve como lema “Forces For Good”, remetendo à importância de impulsionar colaborações e fortalecer comunidades. É uma questão relacionada à Meta 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, “Parcerias para os Objetivos”. Para debater o tema, foram convidadas para o palco artistas ativistas como a diretora e atriz Nadine Labaki, a atriz e produtora Yara Shahidi e a atriz e diretora executiva Mélanie Laurent, além do dançarino Sadeck Waff, que apresentou uma coreografia.
Finalistas também tiveram espaço para contar as histórias por trás de seus negócios. Entre elas, Emily, cofundadora da Pantys, que falou de sua atuação na área de cuidados para menstruação, com calcinhas absorventes de alta tecnologia para substituir produtos descartáveis. Americana que vive há dez anos no Brasil, ela ressaltou como uma parceria com um concorrente – a Johnson & Johnson, da marca de absorventes descartáveis Sempre Livre – transformou seu negócio (as empresas lançaram juntas uma linha de calcinhas reutilizáveis). “Colaboração é o futuro”, falou Emily para a plateia. “Às vezes, os competidores podem ser nossos melhores parceiros para crescer. E até transformar o mercado inteiro para melhor.”
À Forbes, a empreendedora contou que usará os US$ 100 mil para expandir a Pantys no canal farmácia na América Latina e na Europa – hoje a marca tem pontos de venda no Brasil, na França, na Inglaterra, na Holanda, na Irlanda e na Alemanha, além chegar a mais de 40 países pelo ecommerce. Ela também pretende criar uma plataforma de doações para combater a pobreza menstrual (em 2022 quase 2٪ da receita líquida da empresa tiveram essa destinação).
Em sua 16ª edição, o CWI concedeu prêmios em nove categorias regionais e duas temáticas: Ciência e Tecnologia e Diversidade, Equidade e Inclusão. Esta última, lançada em 2023, não é exclusiva para mulheres. “A importância da diversidade, da equidade e da inclusão está no coração da Cartier Women’s Initiative”, disse Wingee Sampaio, diretora do programa global, sobre a nova categoria. “Embora o gênero seja a maior dimensão subestimada, há outras dimensões importantes e urgentes.”
Cada um dos primeiros lugares recebeu US$ 100 mil, enquanto a segunda e a terceira colocação levaram US$ 60 mil e US$ 30 mil, respectivamente. Todos participam de um programa de mentoria e cursos de liderança de negócios e têm oportunidade de networking com outros premiados. Lançado em 2006, o programa já apoiou, ao longo de 16 edições, cerca de 300 empreendedoras em mais de 60 países. As inscrições para a próxima edição estão abertas e vão até 30 de junho.