Djamila Ribeiro dirige sua vida e uma carreira de sucesso há bastante tempo. É mãe, filósofa e escritora premiada por sua potência nas lutas feminista e antirracista. Mas está entre as mais de 57 milhões de mulheres que não possuem habilitação para dirigir no Brasil. Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), apenas 35% das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) ativas no país pertencem a mulheres. “Adiei esse momento por vários motivos e outras prioridades na minha vida”, diz Djamila, que completa 43 anos em agosto e, incentivada por sua filha de 18, decidiu tirar sua CNH.
A filósofa começa as aulas na autoescola também em agosto e quer incentivar outras mulheres a se habilitar e dirigir. Partiu dela a ideia que deu início ao movimento “Elas na Direção”, da Chevrolet.
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A montadora aportou R$ 1 milhão na Ong Plano de Menina, vinculada ao Plano Feminino, que conecta e capacita profissionalmente meninas e mulheres da periferia e está à frente de um projeto para financiar a habilitação de mulheres. Empresas e pessoas físicas também podem participar e contribuir aqui.
No caminho para tirar a CNH, a condição financeira é uma das principais barreiras para as mulheres, que também precisam dedicar tempo às aulas e provas. “Hoje, muitas mulheres não têm nem com quem deixar os filhos para fazer as aulas”, diz Djamila, que ouviu relatos de mulheres que chegaram a perder a prova final por esse motivo.
Mas o medo também é um fator determinante. Apenas 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, ao passo que elas representam 80% das pessoas que têm medo de dirigir. A campanha, vinculada ao modelo SUV Tracker e idealizada em parceria com a agência WMcCann, quer quebrar os preconceitos em relação às mulheres no trânsito. “A CNH é um instrumento importante que pode empoderar nós, mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade”, afirma Chris Rego, diretora-executiva de marketing da General Motors, dona da Chevrolet, na América do Sul. O próximo passo é incentivar a compra do veículo próprio.
Foi a própria Djamila quem sugeriu a ideia do projeto, depois de dar uma palestra para o CEO e outros executivos da GM, incluindo Chris Rego. A filósofa vai ser protagonista de uma websérie mostrando o passo a passo até tirar sua CNH, ao lado do apresentador Marcos Mion, embaixador da Chevrolet no Brasil, e um grupo de influenciadoras.