Djamila Ribeiro receberá prêmio de direitos humanos

A filósofa, capa da última edição da ForbesLife Fashion, foi honrada com o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos por seu trabalho no combate à discriminação

Gabriela Guido

Helena Wolfenson
Helena Wolfenson

Djamila Ribeiro é autora de três obras sobre a temática racial, colunista e coordenadora o Espaço Feminismos Plurais

Acessibilidade

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro será homenageada com o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos no próximo domingo (1), na Embaixada da Alemanha em Brasília. A premiação reconhece o trabalho da autora do “Pequeno Manual Antirracista” a respeito da promoção do conhecimento sobre as discriminações sexista, racial e interseccional no Brasil e internacionalmente.

Desde 2016, o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos (Franco-German Prize for Human Rights, em inglês) nomeia 15 personalidades que contribuem para o avanço dos direitos humanos e dos valores do Estado de Direito. Neste ano, outras homenageadas foram as mulheres iranianas e Jina Mahsa Amini – mulher cujo assassinato pelo governo iraniano foi o estopim para os atuais protestos por direitos das mulheres no país. Antes disso, Maria da Penha – que deu nome à lei brasileira homônima de proteção contra a violência doméstica – também recebeu o prêmio.

Leia também: Djamila Ribeiro estrela ForbesLife Fashion sobre a filosofia da beleza

Além de autora de três obras sobre a temática racial, Djamila também é colunista, organizadora da coleção “Feminismos Plurais” e coordenadora o Espaço Feminismos Plurais. Esta organização sem fins lucrativos apoia mulheres negras e pessoas em vulnerabilidade social a partir de debates, acolhimento e apoios jurídico, psicológico e profissional.

Conteúdo publicitário