O LinkedIn é uma plataforma de networking profissional, mas uma nova pesquisa revela que mulheres recebem mensagens inadequadas frequentemente na rede social.
O levantamento questionou 1.049 usuárias do LinkedIn nos EUA que fazem login na plataforma pelo menos uma vez por semana. 91% das mulheres disseram ter recebido abordagens de caráter romântico ou mensagens com caráter sexual pelo menos uma vez. Quase um quarto disse que recebe esse tipo de mensagem diariamente ou em dias alternados.
A pesquisa foi conduzida pelo site de fotos para passaporte Passport Photo Online e a maioria das mulheres entrevistadas tinha entre 27 e 42 anos.
As mensagens sexuais indesejadas pediam encontros, informações pessoais íntimas ou continham elogios não solicitados. A pesquisa questionou apenas mulheres, portanto não há informações se os homens também recebem esse tipo de abordagem na plataforma.
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Contra as políticas do LinkedIn
Embora o LinkedIn alerte os usuários para se conectarem apenas com pessoas que conhecem pessoalmente, muitos profissionais permitem conexões com desconhecidos para expandir suas redes. Depois da conexão, o site permite mensagens gratuitas. Mesmo aqueles que são cautelosos com as conexões podem se tornar vítimas porque o LinkedIn permite que os usuários incluam uma mensagem com convites para se conectarem. E quem paga pelo LinkedIn Premium pode enviar um número limitado de mensagens por mês para pessoas que não estão entre as suas conexões.
“Esse tipo de comportamento é inapropriado e não permitido no LinkedIn. Abordagens românticas indesejadas e assédio violam nossas regras, e nossas políticas comunicam claramente o tipo de conteúdo que não é permitido no LinkedIn”, disse uma porta-voz em resposta à pesquisa. Ela acrescentou que a plataforma adicionou recursos que ajudam a impedir o assédio e incentivam os usuários a relatarem conteúdo inapropriado.
O LinkedIn também está tentando facilitar a identificação e denúncia de situações de assédio por meio do uso de inteligência artificial. Cerca de 80% das mulheres entrevistadas disseram que denunciaram um usuário por uma cantada ou mensagem inadequada.
Assédio nas redes sociais
Mas essa situação não se limita ao LinkedIn: as mulheres recebem esse tipo de comentário ou de assédio regularmente em outras mídias sociais. A BBC relatou que as principais influenciadoras no Instagram recebem diariamente propostas de estranhos com ofertas de milhares de dólares em troca de sexo ou encontros.
As abordagens no LinkedIn parecem mais flagrantes, uma vez que a plataforma é focada nas identidades profissionais dos usuários. Apesar disso, relatos de romance no LinkedIn não são novidade. Uma reportagem da revista “Glamour” tinha a manchete: “É claro que as pessoas estão usando o LinkedIn como site de namoro”. E uma usuária da plataforma escreveu sobre como ela conheceu o marido no LinkedIn. Outros compararam o site de relacionamento profissional ao Tinder.
O problema de tudo isso, principalmente em uma plataforma de trabalho, é o que acaba causando no público-alvo. Para aqueles que não procuram um relacionamento amoroso no LinkedIn – que provavelmente é a maioria dos usuários – convites não solicitados para encontros podem fazer as mulheres se sentirem desrespeitadas e objetificadas.
De acordo com uma estudo de pesquisadoras canadenses das universidades de Toronto e Iorque, as mulheres geralmente começam a receber atenção indesejada de cunho sexual na internet de homens que não conhecem na faixa dos 12 aos 14 anos de idade. Quando estão na faculdade, 80% das mulheres já receberam mensagens sexualmente inadequadas. As universitárias descrevem os sentimentos de repulsa, medo, raiva e outras emoções negativas em resposta a esse tipo de assédio.
Assim como elas, as usuárias do LinkedIn relataram que se sentem violadas, confusas e preocupadas depois de receberem investidas sexuais não solicitadas na plataforma. Como resultado, algumas até pararam de usar o LinkedIn. “Houve muitos casos em que as pessoas foram longe demais. É desconfortável, então acabei dando uma pausa no LinkedIn por um tempo”, disse uma entrevistada.
O desconforto com esse tipo de mensagem pode explicar parcialmente por que o LinkedIn tem um desequilíbrio de gênero. As mulheres representam uma minoria na plataforma, onde 57% dos usuários são homens, contra 43% de mulheres.
* Kim Elsesser é colaboradora sênior da Forbes USA. Ela é especialista em vieses inconscientes de gênero e professora de gênero na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles).
(Traduzido por Fernanda de Almeida)
25 top empresas para crescer profissionalmente, segundo o LinkedIn
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SOPA Images/Getty Images 7º – Itaú Unibanco – (ITUB4)
O Itaú é o maior banco privado do Brasil e da América Latina. A instituição financeira teve três indicações.
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Getty Images 7º – Bradesco (BBDC4)
O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, atua no mercado desde 1943. A instituição financeira teve três indicações.
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Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil 4° – Banco do Brasil (BBAS3)
O Banco do Brasil é constituído na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal em 50% das ações. A instituição financeira teve quatro recomendações
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Matthew Horwood/Colaborador/Getty Images Santander Brasil
Competências comportamentais mais importantes: dinamismo, coragem, ousadia, resiliência e paixão pelo cliente.
Prioridade para contratações nos próximos seis meses: profissionais das áreas de tecnologia e dados, varejo e investimentos, de níveis operacionais a níveis estratégicos.
Dica para os candidatos: se candidate caso identifique alguma oportunidade com a qual você tenha match com o perfil da vaga.
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Getty Images 8. ExxonMobil
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 393,1 bilhões
Lucro: US$ 61,6 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 369,3 bilhões
Valor de mercado: US$ 439,3 bilhões -
SOPA Images/Getty Images 2. CARTÕES DE CRÉDITO
Mais conhecida: Mastercard (86,5%)
Mais utilizada: Mastercard (71,2%) -
Bain & Company Brasil
Competências comportamentais mais importantes: trabalho com equipes diversas, colaboração, criatividade, resiliência, foco em resultados e interesse em desenvolver capacidade de gestão e de liderança.
Prioridade para contratações nos próximos seis meses: estagiário, analista associado e consultor.
Dica para os candidatos: prepare-se previamente para o processo seletivo com materiais da empresa que ajudam os candidatos a se informar e treinar para cada etapa do recrutamento e esteja bem informado sobre a companhia, seus valores e em que áreas atua.
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Kavak Brasil
Competências comportamentais mais importantes: foco em experiência do cliente, engajamento em pautas sociais, lidar com dificuldades, sede de aprendizado, trabalho em equipes diversas e solução de problemas.
Prioridade para contratações nos próximos seis meses: profissionais de operações (mecânicos, motoristas, analista de telesales, consultor comercial, analistas/consultores de pós-venda), tecnologia (desenvolvedores) e corporativo (analistas de BI, financeiros, contabilidade e compras).
Dica para os candidatos: esteja pronto para aprender com outras áreas da empresa e não tenha receio em propor novas ideias e soluções. Tenha adaptabilidade para lidar com um contexto dinâmico.
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Kyndryl Brasil
Competências comportamentais mais importantes: flexibilidade, capacidade de mudança, criatividade, inquietude, empatia com escuta ativa, iniciativa com aprendizado constante e liderança com trabalho em equipe.
Prioridade para contratações nos próximos seis meses: arquitetos de TI e especialistas técnicos.
Dica para os candidatos: seja você mesmo e demonstre sua paixão.
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Paulo Whitaker/Reuters Ambev
Competências comportamentais mais importantes: resiliência, agilidade, adaptabilidade, resolução de problemas, visão de longo prazo, interesse genuíno por aprender e ética.
Prioridade para contratações nos próximos seis meses: profissionais que possuam competências como foco no usuário, liderança digital e inovação.
Dica para os candidatos: pense em como contar sua história para os entrevistadores, trazendo exemplos e destacando suas competências. Reflita sobre como as suas fortalezas e experiências podem ajudar a contribuir para os objetivos e se conectar à cultura da empresa, além de pensar no melhor jeito para comunicar isso de forma clara.
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ReutersPawel-Kopczynski 11. Alphabet – controladora do Google e Waze
Principais cidades de atuação: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro
Cargos mais comuns: engenheiro de software, gerente de conta, copywriter
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Lucas Jackson/Reuters 6. Bank of America
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 133,8 bilhões
Lucro: US$ 28,6 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 3,1 trilhões
Valor de mercado: US$ 220,8 bilhões -
Andrew Kelly/Reuters Amazon Brasil
Competências comportamentais mais importantes: as competências desejadas estão conectadas com os Princípios de Liderança no site da empresa.
Dica para os candidatos: familiarize-se com os requisitos da posição desejada e conheça os Princípios de Liderança da empresa. Prepare-se para compartilhar exemplos de vivências anteriores para o storytelling das entrevistas, trazendo contexto sobre suas experiências. Sobre o currículo, quanto mais simples e objetivo, melhor – as qualificações técnicas devem estar visíveis, como formação e conhecimento de sistema ou idioma.
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Vivo (Telefônica Brasil)
Competências comportamentais mais importantes: curiosidade (mentalidade de crescimento e pessoas), atitude digital (conexão com o mundo digital, agilidade, eficiência e adaptabilidade), abertura (ao novo e ao diferente, com empatia, colaboração e diálogo) e fazer acontecer com responsabilidade (protagonismo, comprometimento com o resultado, engajamento com o cliente e sociedade).
Prioridade para contratações nos próximos seis meses: profissionais com deficiência de todas as áreas de atuação, pessoas negras em posições de liderança e mulheres em cargos de tecnologia, técnicos e de liderança executiva.
Dica para os candidatos: avalie os requisitos da vaga e o quanto seu currículo está aderente e se prepare, para no momento da entrevista, apresentar projetos e cases nos quais teve atuação direta e qual foi o resultado dessas iniciativas.
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Getty Images 15. Dell Technologies – tecnologia
Principais cidades de atuação: Porto Alegre, São Paulo e Campinas;
Cargos mais comuns: engenheiro de software, gerente de conta, vendedor;
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Education Images/Getty Images 16. Medtronic – equipamentos médicos
Principais cidades de atuação: São Paulo e Rio de Janeiro;
Cargos mais comuns: vendedor, clinical team lead, representante técnico de vendas;
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REUTERS/Sergio Moraes 17. Petrobras – petróleo e gás
Principais cidades de atuação: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador;
Cargos mais comuns: técnico mecânico, engenheiro de petróleo, assistente administrativo.
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SOPA Images/Getty Images SAP
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SOPA Images/Getty Images 19. Procter & Gamble – manufatura
Principais cidades de atuação: São Paulo, Campinas e Manaus;
Cargos mais comuns: vendedor, gerente de vendas, técnico de manufatura;
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Divulgação/Novo Nordisk 20. Novo Nordisk – produtos farmacêuticos
Principais cidades de atuação: São Paulo e Rio de Janeiro;
Cargos mais comuns: vendedor, técnico mecânico, analista de TI, analista de QA, representante de marketing de campo;
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Justin Sullivan/Getty Images 21. Oracle – serviços de TI
Principais cidades de atuação: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas;
Cargos mais comuns: engenheiro de software, executivo de vendas, gerente de conta;
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SOPA Images/Getty Images 22. Cielo – serviços financeiros
Principais cidades de atuação: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília;
Cargos mais comuns: consultor comercial, executivo de contas, analista de operações de negócios;
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Getty Images 23. Accenture – consultoria de TI
Principais cidades de atuação: São Paulo, Recife e Belo Horizonte;
Cargos mais comuns: engenheiro de software, analista de programação, analista de sistema;
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Divulgação/Vestas 24. Vestas – energia elétrica
Principais cidades de atuação: São Paulo, Fortaleza e Natal;
Cargos mais comuns: técnico mecânico;
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Pilar Olivares/Reuters 25. Claro – telecomunicações
Principais cidades de atuação: São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas;
Cargos mais comuns: vendedor, consultor de vendas, técnico de telecomunicações;
7º – Itaú Unibanco – (ITUB4)
O Itaú é o maior banco privado do Brasil e da América Latina. A instituição financeira teve três indicações.