A empresária e influenciadora Bianca Andrade, fundadora da Boca Rosa Beauty, encerrou sua parceria com a Payot depois de cinco anos e inaugura, a partir de 2024, uma fase solo da sua empresa. “Quero que o Boca Rosa seja muito maior do que eu. É importante sabermos a hora certa de tomarmos grandes decisões”, diz Bianca.
A Boca Rosa Beauty nasceu em outubro de 2018, como uma coleção de maquiagens com a marca de cosméticos francesa. Em 2020, no primeiro ano de pandemia, a marca faturou R$ 120 milhões. No ano passado, foram R$ 180 milhões. “Nesta nova fase, vou levar tudo o que aprendi com a Payot nesses anos”, diz Bianca, que tem 19 milhões de seguidores só no Instagram e está sempre atenta a estratégias de marketing e parcerias que podem alavancar seus negócios. “O que me motivou nessa relação foi a credibilidade da cadeia produtiva da Payot. Mas o principal foi a liberdade que eu tive por ficar responsável pelas estratégias, marketing e parte criativa da marca.”
Leia também:
- Bianca Andrade relembra início da carreira na série Mom Boss
- BBB: 15 participantes que faturaram sem vencer o reality
- Como a maternidade ajuda as mulheres a empreender
Nesse novo momento, a empreendedora estabeleceu a inovação, sustentabilidade e diversidade como os pilares da sua marca. “Podem esperar uma cartela de cores maior, brasilidades e muitas novidades. Vai ser completamente diferente do que já me viram fazer.”
Originária do Complexo da Maré (RJ), Bianca começou no YouTube aos 16 anos, em 2011, e chegou a estrelar diversas campanhas publicitárias até perceber que queria estar à frente do seu negócio. “Sou uma mulher que veio da favela e, quando comecei, há 12 anos, a creator economy ainda nem era profissão. Hoje, esse movimento não representa só a minha trajetória, mas a força do empreendedorismo feminino no Brasil e no mercado de beleza.”
4 dicas de Boca Rosa para um marketing digital de sucesso
-
Aprenda a lidar com o buzz marketing
Um dos sonhos de Bianca é ter sua marca de maquiagem na mesma prateleira que a da Kylie Jenner. Ou seja, não é de se espantar que a família Kardashian-Jenner represente uma grande inspiração para a empresária. “Em 2018, eu estava meio perdida. Tinha me afastado do YouTube, sabia que queria fazer algo novo, mas não sabia o quê. Até que comecei a estudar o modelo de negócio das Kardashians, principalmente da Kylie: o buzz marketing”, relembra.
Essa poderosa ferramenta nada mais é do que uma estratégia focada em fazer com que as pessoas comentem sobre alguma marca ou empresa, gerando um “burburinho”, cujo objetivo é desencadear um aumento no número de vendas. Ligada a muitas polêmicas na internet, Bianca teve um insight de que poderia utilizar isso a seu favor. “Eu percebi que as Kardashians estão sempre na polêmica, mas sempre rendem com isso. Pensei que era só usar isso com inteligência.”
Mais uma vez, colocar a estratégia em prática depende de ousadia e reinvenção. “Antes eu tinha muito medo e me fechava um pouco. Isso para quem trabalha na internet é muito ruim. Quanto menos você tenta esconder, mais você cativa a verdade do seu público. Então, agora, eu sempre me posiciono e dou a volta por cima. Sempre que aparece uma polêmica, pensamos em fazer do limão uma limonada.”
No entanto, ela destaca que há outras formas de fazer buzz marketing além do viés de polêmicas. Se o importante é ser falado, isso pode acontecer por iniciativas da marca, publicidades que viralizam e até press kits. “Se todos estiverem vendo aquele press kit diferenciado nas redes sociais, é muito mais fácil para estourar em vendas”. Ela mesma coloca isso em prática, enviando a recipientes especiais malas douradas e maletas de maquiagem repletas de produtos, por exemplo.
-
Krisanapong Detraphiphat/Getty Images Storytelling é muito importante
Bianca Andrade revela não gostar muito de séries televisivas, mas foi através delas que aprendeu algo valioso para o marketing: o storytelling. “Pensei: se as séries da Netflix e da Amazon prendem tanto, será que não dá para fazer isso com meus produtos também?”. Foi aí que começou a ‘fazer mistério”, com postagens estratégicas e planejamentos grandiosos como a colorimetria rosa e azul do seu programa “Boca a Boca”.
“Comecei a fazer mistério, criar burburinho”, estratégia perfeita para alcançar o buzz marketing. “Vamos supor que você vá lançar uma música. Aí você entra em um ciclo de postar e apagar uma foto repetidas vezes. As pessoas começam a perceber e indagar. E, de repente, você lança uma música chamada ‘Arrependida’. A galera pira. Tem muita relação”, esquematiza brincando que deveria ser da área musical.
-
Hinterhaus Productions/Getty Images Seja apaixonado pela sua marca
Bianca é apaixonada por documentários e histórias de vida. “Já vi da Hebe, Taylor Swift, Lady Gaga, Demi Lovato, Anitta… eu amo ver como as pessoas conseguiram superar seus desafios”. Isso é logicamente um ótimo entretenimento, porém, por que admirar apenas trajetórias alheias e não as suas?
A influenciadora ressalta a importância de também ser apaixonado pela sua própria marca. Consumi-la para que ela não consuma a você, esse é o segredo para “não se cansar de fazer aquilo e se empolgar constantemente”. Durante o “Big Brother Brasil”, a então participante utilizava as maquiagens de sua marca no dia a dia, realizando uma publicidade constante em rede nacional. Isso fez com que seus produtos se tornassem mais falados, virando até meme nas redes sociais por conta da ótima durabilidade em meio às crises de choro que ocorreram no programa.
-
Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images Não tenha vergonha de vender a si mesmo
“Tudo na vida é venda”, destaca a empresária. Ela relembra uma época em que era difícil vender seus próprios conteúdos e produtos. A vergonha, o receio e o medo eram maiores. Porém, assistindo a palestras sobre o assunto, aprendeu que é tudo questão de ressignificar. “Só o fato de você se comunicar com alguém já pode representar uma venda, então, eu pensei: poxa, eu tenho que fazer isso com meus produtos. Eu preciso fazer isso para que meu negócio cresça e influencie outras pessoas”. Vestida toda de roxo para a Live da Forbes Mulher, Bianca tem estampado em seu visual o exemplo do que é se vender por inteiro para um projeto.
Aprenda a lidar com o buzz marketing
Um dos sonhos de Bianca é ter sua marca de maquiagem na mesma prateleira que a da Kylie Jenner. Ou seja, não é de se espantar que a família Kardashian-Jenner represente uma grande inspiração para a empresária. “Em 2018, eu estava meio perdida. Tinha me afastado do YouTube, sabia que queria fazer algo novo, mas não sabia o quê. Até que comecei a estudar o modelo de negócio das Kardashians, principalmente da Kylie: o buzz marketing”, relembra.
Essa poderosa ferramenta nada mais é do que uma estratégia focada em fazer com que as pessoas comentem sobre alguma marca ou empresa, gerando um “burburinho”, cujo objetivo é desencadear um aumento no número de vendas. Ligada a muitas polêmicas na internet, Bianca teve um insight de que poderia utilizar isso a seu favor. “Eu percebi que as Kardashians estão sempre na polêmica, mas sempre rendem com isso. Pensei que era só usar isso com inteligência.”
Mais uma vez, colocar a estratégia em prática depende de ousadia e reinvenção. “Antes eu tinha muito medo e me fechava um pouco. Isso para quem trabalha na internet é muito ruim. Quanto menos você tenta esconder, mais você cativa a verdade do seu público. Então, agora, eu sempre me posiciono e dou a volta por cima. Sempre que aparece uma polêmica, pensamos em fazer do limão uma limonada.”
No entanto, ela destaca que há outras formas de fazer buzz marketing além do viés de polêmicas. Se o importante é ser falado, isso pode acontecer por iniciativas da marca, publicidades que viralizam e até press kits. “Se todos estiverem vendo aquele press kit diferenciado nas redes sociais, é muito mais fácil para estourar em vendas”. Ela mesma coloca isso em prática, enviando a recipientes especiais malas douradas e maletas de maquiagem repletas de produtos, por exemplo.