Em 1989, aos 40 anos, Susie Hewson, mãe de dois filhos, revolucionou a indústria bilionária de produtos menstruais ao lançar o primeiro absorvente interno orgânico do mundo. Sua empresa, a Natracare, oferece produtos menstruais sem plásticos, biodegradáveis, sem cloro e orgânicos – que vêm em embalagens recicláveis.
Hewson começou a empreender em uma época em que os bancos não realizavam reuniões sem a presença do seu marido e, obviamente, não existia rede social para promover seus produtos. Além disso, empresas focadas em um propósito não eram comuns. “Eu nunca tive o objetivo de ser uma mulher de negócios”, disse Hewson em entrevista exclusiva à Forbes. “Eu era uma ambientalista com a missão de diminuir os danos ambientais causados pelos produtos menstruais da época, oferecendo uma alternativa de qualidade para as mulheres.”
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Hewson transformou a Natracare em uma marca global que continua forte 30 anos depois. E não perdeu de vista seu propósito original: reduzir a poluição promovida por plásticos e proporcionar o acesso a produtos menstruais a todas as mulheres. Em junho de 2023, Hewson foi reconhecida pelo rei da Inglaterra com a condecoração de Membro da Ordem do Império Britânico. Em 2008, ela ganhou o Women in Ethical Business Award da organização global World Forum for Ethics in Business.
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Somente nos Estados Unidos, aproximadamente 12 bilhões de absorventes e 7 bilhões de absorventes internos são descartados a cada ano. Uma mulher usa até 17 mil produtos menstruais durante sua vida, o equivalente, em plástico, a aproximadamente 850 mil sacolas. Muitos desses produtos acabam em aterros, enquanto outros entopem redes de esgoto e contribuem para a poluição plástica nos oceanos.
A Natracare busca reduzir esse impacto com os primeiros absorventes externos e internos compostáveis do mundo. Os produtos da marca estão disponíveis em grandes marketplaces e varejistas dos EUA e do mundo, como Amazon, Walmart e Whole Foods.
A empresa também lançou a campanha “Be Kind” (Seja Gentil) para incentivar as pessoas a comprar e usar produtos orgânicos e sustentáveis durante 30 dias. Quem aderir ao projeto pode concorrer a produtos da marca.
A trajetória de Hewson até o empreendedorismo
Hewson cresceu em Nottingham, no Reino Unido, um importante polo da indústria têxtil. Durante anos, trabalhou como designer gráfica em Londres, mas sentia que seu trabalho envolvia “uma batalha para as mulheres serem vistas e ouvidas como criativas em indústrias dominadas pelos homens”.
Depois, mudou-se para a Suécia para aprender sueco e tecelagem. Era lá que, em seus passeios diários de bicicleta, Hewson passava ao lado de riachos que haviam mudado de cor devido aos resíduos jogados no local por uma empresa que fabricava produtos menstruais. Desde então, ela é determinada a acabar com essa poluição.
Hewson fundou a Natracare com o compromisso de não usar cloro e microplásticos na sua produção, apenas algodão orgânico. “Quando oportunidades que te inspiram a agir e experimentar, sem a fome de riqueza ou ascensão, mas com o sentimento de ‘preciso fazer isso’ te invadirem, seja corajosa. Explore aonde esse novo senso de propósito te levará.”