A Veuve Clicquot está relançando no Brasil o Bold Woman Award, prêmio global para mulheres empreendedoras.
As inscrições para as duas categorias estão abertas a partir desta quarta-feira (15) e podem ser feitas no site oficial do prêmio até 15 de julho. Veja, abaixo, como participar.
Em mais de cinco décadas, o programa já reconheceu 450 mulheres em 27 países. No Brasil, a primeira edição, em 1992, premiou a empresária Sônia Cosette Alves, das lojas Mappin. Sandra Chayo, CEO da Hope, Cris Arcangeli, fundadora da Beauty In e investidora anjo, Leila Velez, cofundadora da Beleza Natural, e Maria Regina Yazbek, CEO do Grupo Movicarga e Célere Intralogística, também estão entre as premiadas.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ousadia nos negócios
Criado em 1972, na França, o prêmio homenageia o legado da empresária Madame Clicquot. Viúva aos 27 anos, decidiu assumir a maison em 1805, em uma época em que as mulheres não podiam trabalhar, estudar ou votar, e expandiu os negócios trazendo inovações. “Em todo o mundo, o legado da Madame Clicquot continua a inspirar mulheres a desafiarem antigos padrões e a serem líderes corajosas e inovadoras”, diz Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy no Brasil.
O prêmio reconhece fundadoras de empresas com esse mesmo espírito empreendedor. “Ousadia e coragem são alavancas importantes quando se quer provocar mudanças, e têm sido essenciais para que as mulheres passem a ocupar cada vez mais lugares”, afirma Bruna Soares, head da marca Veuve Clicquot no Brasil.
Em 2022, a casa de champagne conduziu o “Barômetro do Empreendedorismo Feminino”, um estudo com foco nas empresárias brasileiras. Quase 80% disseram que é essencial ter modelos de empreendedoras a seguir. “Isso demonstra a importância de que as líderes de hoje possam inspirar as novas gerações que estão chegando”, diz Soares.
Leia também:
- “Mulheres precisam aprender a cobrar”, diz Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora
- Empreendedoras criam negócios inspirados em suas próprias vivências com a maternidade
Como se inscrever no prêmio
Para participar do Bold Woman Award, as candidatas devem ser fundadoras ou cofundadoras de uma empresa com mais de três anos. Precisam ter contribuído para a transformação e evolução do seu campo de atuação, apoiado o crescimento do negócio por pelo menos dois anos e demonstrar ousadia empreendedora e abordagem ética nos negócios.
Já para se qualificar para o Bold Future Award, que foca no início da jornada empreendedora, as candidatas devem ser fundadoras ou cofundadoras de uma empresa com menos de três anos. Nesse período, devem ter contribuído para o sucesso da companhia, demonstrando senso de empreendedorismo e contribuído para a transformação em um mercado existente.
Três finalistas em cada categoria serão selecionadas por um júri de experts, incluindo executivas globais da Veuve Clicquot, e serão convidadas a participar da cerimônia do Bold Woman Award em setembro em São Paulo, quando uma vencedora em cada categoria será anunciada.