Depois de Fernanda Torres levar o Globo de Ouro inédito como Melhor Atriz em Filme Dramático, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, o mundo todo voltou os olhos à atriz e ao filme de Walter Salles. As expectativas para o Oscar aumentaram e foram confirmadas na quinta-feira (23). “Foi uma coincidência de datas muito oportuna”, afirma a crítica de cinema Isabela Boscov, explicando que os votantes do Oscar estavam mandando suas cédulas enquanto a brasileira ganhava projeção internacional.
O longa garantiu três indicações na maior premiação do cinema – concorre ao Oscar de melhor atriz, para Torres, melhor filme internacional e também na categoria principal, de melhor filme. “Foi uma surpresa”, diz Isabella Faria, crítica de cinema e votante do Globo de Ouro, que já esperava as duas primeiras indicações. Na avaliação de Faria, o Globo de Ouro foi essencial para garantir a indicação de Fernanda Torres.
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Conquistar um espaço entre as cinco atrizes com as melhores performances do ano exigiu superar estrelas com décadas de reconhecimento internacional, como Angelina Jolie, Tilda Swinton, Nicole Kidman e Julianne Moore. “Ela desbancou atrizes de uma fama absurda e um calibre super poderoso”, afirma Barbara Demerov, crítica de cinema e também votante do Globo de Ouro. “A performance da Fernanda Torres é muito visceral e intensa, algo que não vimos muito nesta temporada de premiações”, diz Faria.
Fernanda Torres pode levar o Oscar?
Mesmo após a indicação, a competição segue acirrada. Fernanda Torres concorre com veteranas e estreantes pela estatueta: Demi Moore, por “A Substância”, Mikey Madison, por “Anora”, Cynthia Erivo, por “Wicked”, e Karla Sofía Gascón, por “Emilia Pérez”.
O grande embate, no entanto, deve ser entre Fernanda Torres e Demi Moore, avaliam as especialistas. “A disputa quase sempre é entre as ganhadoras do Globo de Ouro [Moore venceu na categoria de Melhor Filme Musical ou Comédia], mas acredito que Demi Moore deve levar”, aposta Faria. “O páreo está entre elas, mas considerando a preferência do Oscar por histórias de superação, Demi Moore é o nome mais cotado”, reforça Demerov.
No entanto, as chances de Fernanda Torres conquistar o prêmio ainda existem. “Nada está escrito em pedra. A Fernanda era de total improbabilidade no Globo de Ouro, e levou”, observa Boscov. “Ela tem chances reais no Oscar. Não é a candidata mais provável, mas ainda é muito possível.”
E os prêmios para “Ainda Estou Aqui”?
Na análise de Isabella Faria, o longa tem mais chances de levar o prêmio de melhor atriz. Na categoria de filme internacional, o termômetro não é tão favorável para “Ainda Estou Aqui”. O longa dirigido por Walter Salles concorre com o favorito da noite, “Emilia Pérez” – também indicado a melhor filme.
O longa francês foi o quarto mais indicado da história do Oscar, com 13 nomeações, ficando atrás apenas de “A Malvada” (1950), “Titanic” (1998) e “La La Land” (2016), com 14 indicações cada. “É uma retroescavadeira passando pelo Oscar desse ano”, brinca Isabela Boscov.
Com base nas tendências da premiação nos últimos anos, “Ainda Estou Aqui” também não está entre os favoritos para vencer na categoria de melhor filme. “As chances são mais escassas, não podemos nos iludir. Já é uma vitória estar ali”, diz Barbara Demerov. “Outros nomes devem agradar mais à academia”, avalia Isabella Faria. As apostas das especialistas para a categoria variam entre “Conclave”, “O Brutalista”, “A Substância” e “Emilia Pérez”.
Diferentemente de outras premiações, como o Globo de Ouro, que é composto por um júri de cerca de 300 jornalistas especializados, o Oscar conta com uma votação de mais de 9 mil profissionais da indústria cinematográfica. “É totalmente diferente de outras premiações. Atores, diretores, fotógrafos, produtores e outras pessoas que trabalham na indústria votam nos vencedores”, explica Barbara Demerov.
Os votantes ainda têm mais de um mês para definir os ganhadores das 23 categorias. A cerimônia de premiação acontece em 2 de março, e as votações se encerram em 27 de fevereiro. Até lá, muita coisa pode mudar. “Muita água pode correr neste mês enquanto as cédulas são encaminhadas. Alguns filmes podem ganhar tração, enquanto outros podem perder. Tudo isso fica em aberto até o momento final”, afirma Isabela Boscov.