Desde a vitória na Olimpíada de Paris, Bia Souza conquistou mais um feito para sua carreira no esporte: assumiu o topo no ranking mundial na categoria feminina de +78kg nesta semana.
A atleta ultrapassou a francesa Romane Dicko, com quem competiu na semifinal olímpica, que caiu para a terceira posição do ranking. O segundo lugar é ocupado pela israelense Raz Hershko, que ficou com a prata em Paris.
Leia também
Essa é a primeira vez que Bia Souza ocupa o topo do ranking mundial de judô em sua categoria. Em 2024, a judoca conquistou a primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Paris com o ouro na categoria dos +78kg, além de levar o bronze na disputa por equipes. “Abri mão de muita coisa para estar aqui. Hoje, posso falar que sim, realmente vale a pena”, disse em entrevista à Forbes Brasil após a vitória olímpica.
Aos 26 anos, ela foi um dos destaques da lista Forbes Under 30 2024. A atleta também foi indicada ao prêmio de melhor judoca mulher do mundo em 2024, promovido pela Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês).
Escolhas do editor