A pandemia de Covid-19 expôs uma série de mazelas e de dificuldades das pessoas que, em tempos de normalidade, acabam passando quase que desapercebidas. Uma delas é a dificuldade da população mais velha em lidar com a tecnologia, uma realidade que, em tempos de isolamento social, acabou por aumentar a sensação de solidão e ansiedade entre esse público.
“Tendo em vista o cenário atual, onde a tecnologia é essencial para quebrar barreiras e aumentar o contato, ainda que por meios digitais, identificamos a necessidade de oferecer suporte às pessoas com mais de 50 anos”, conta Victor Vendramini, head América Latina de eBusiness da Nestlé Health Science, divisão da gigante suíça de alimentos responsável pelo Nutren® Senior, um complemento nutricional especialmente desenvolvido para este público, habituado a monitorar este mercado.
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A marca então firmou uma parceria com o Facebook e criou o bot Nutren Senior Conect@, que tem a missão de incluir essas pessoas no ambiente digital, tanto no que diz respeito à conexão com amigos e familiares, quanto para realizar atividades como pagar contas online, pedir delivery, assistir lives e usar as redes sociais.
A ferramenta, que funciona pelo WhatsApp (71 99750897) e entrou no ar no dia 22 de maio, conta com um robô programado com respostas prontas para dúvidas pré-identificadas nas redes sociais da marca, conteúdos educativos em vídeos didáticos e linguagem simplificada. “Apesar dos smartphones e das redes sociais já estarem presentes na rotina de mais da metade da população brasileira, ainda se faz necessária uma educação digital para aqueles que viram todos esses avanços tecnológicos chegarem já em idade adulta mais avançada”, diz Vendramini, revelando o aumento da demanda por parte desse público durante a pandemia.
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Além da tecnologia, a iniciativa conta com a ajuda de voluntários para responder as dúvidas que ainda não foram contempladas pela ferramenta. Através do mesmo número de telefone, os voluntários podem se cadastrar de maneira rápida e ajudar as pessoas em tempo real, em formato texto, foto ou vídeo.
Com a ferramenta, a Nestlé e o Facebook esperam gerar uma mobilização social para conectar comunidades em prol da inclusão digital, principalmente para a população 50+. A meta é atender 20 mil seniores e contar com o apoio de 10 mil voluntários num futuro próximo.
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t.me/forbesinsider