Casas Bahia avança com transformação digital e anuncia reinvenção
A varejista Casas Bahia anunciou um reposicionamento de marca baseado no conceito de multicanalidade e adicionou novas funcionalidades ao seu app. Segundo a Via Varejo, dona da rede, a nova marca segue o trabalho de transformação da empresa que vem acontecendo desde o ano passado desde a chegada da nova gestão. O novo logotipo foi pensado para servir em todos os formatos, especialmente no digital: segundo a empresa, a ideia é promover a modernidade mas respeitando a tradução do nome e da marca. O app, que hoje é considerado um dos principais canais de venda da rede, ganhou um menu personalizado em formato de atalho a fim de facilitar a visualização de informações relevantes às etapas da jornada de compra do usuário. Páginas de produtos também passaram por ajustes para facilitar a busca pelas principais informações e descritivo dos itens. Produtos e serviços são direcionados no app com base em comportamentos do usuário e a varejista aumentou o uso de automação no atendimento, com mais opções de auto-serviço. Até o final deste mês, a Casas Bahia quer fazer outras melhorias no app, como a redução de etapas de checkout de 10 para seis passos, bem como notificações de ofertas.
LEIA MAIS: Isolamento social pode mudar a cara do comércio online
****
QuintoAndar expande operação de compra e venda de imóveis para o Rio de Janeiro
A imobiliária digital QuintoAndar iniciou ontem (3) um serviço de intermediação de compra e venda de imóveis no Rio de Janeiro. A empresa já alugava imóveis na cidade desde 2018. A operação inicia em alguns bairros e será gradualmente expandida para outras regiões. A startup começou seu serviço de compra e venda de imóveis no final do ano passado, em São Paulo. Segundo o cofundador da empresa, Gabriel Braga (foto), a QuintoAndar registrou quase 5 milhões de buscas por imóveis na plataforma, e nesse tempo, “centenas de negócios” foram fechados.
LEIA MAIS: QuintoAndar enfrenta a crise e acelera planos de crescimento
****
Içougue inaugura três franquias durante a pandemia
Depois de pivotar em março e passar a vender seus cortes de carnes especiais e kits para o consumidor final, o Içougue já inaugurou um dark açougue – modelo semelhante às dark kitchens, ou seja, uma operação de delivery que dispensa a necessidade de instalações físicas para atendimento ao consumidor – no sistema de franquia em Santana, na zona norte da capital paulista, e prepara, para esta semana, outras duas, na Mooca, zona leste da cidade, e Jundiaí, interior do estado. Em paralelo, a empresa, que tem crescido a taxas de 20% por semana, analisa outras duas dezenas de interessados no modelo.
****
Cubo reabre e lança modelo digital de filiação para startups
O Cubo Itaú, hub de inovação e empreendedorismo do Itaú Unibanco e do fundo de investimento Redpoint eventures, reabriu ontem (3) com capacidade reduzida e sem eventos presenciais. O prédio de 13 andares localizado no bairro paulistano da Vila Olímpia, também conhecido como Cubão, estava operando remotamente desde março por conta da pandemia, e agora reabre com 30% de sua capacidade original, com 400 posições de trabalho. O espaço físico passa a ser uma frente estratégica do hub, que busca reforçar seu modelo digital, que já vinha ocorrendo desde o ano passado para aumentar o alcance geográfico e foi acelerada durante o período inicial da pandemia, com eventos, networking e ações ocorrendo remotamente. Para reiterar a nova fase digital, o Cubo lançou um novo modelo de filiação de startups, que permite a criação de planos pagos e personalizados. Os valores variam de R$250 por mês pagos por membros, que podem contratar lugares de trabalho, salas privativas e diárias. O valor dos diversos serviços varia de R$ 1.050 por posição em uma sala privativa até diárias do tipo hotseat, onde a pessoa trabalha no prédio mas não tem uma mesa fixa, onde o valor cobrado é R$ 75. Startups aceitas para operar no hub têm acesso online a eventos, programas internos e desafios de negócios de potenciais clientes organizados pelo Cubo, e podem também adquirir pacotes para ter acesso ao prédio e usar posições de trabalho, salas privadas e diárias para uso do espaço físico.
LEIA MAIS: Cubo Itaú planeja expansão global em 2020
Aumento por cursos online faz receita da EF English Live crescer quase 20%
A EF English Live, escola de inglês online, registrou um aumento de quase 20% em sua receita no último trimestre, encerrado em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado positivo foi reflexo do aumento da demanda por cursos online no período da pandemia do novo coronavírus, que mobilizou a adoção do isolamento social para redução do contágio. No Brasil, a busca por cursos de inglês durante a quarentena chegou a crescer 55% e, para cursos online, mais que dobrou. Na escola, o número de usuários ativos cresceu 40%. Atualmente a English Live possui mais de 100 mil alunos ativos no Brasil, onde recentemente anunciou Eduardo Fernandes como o novo country manager.
Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram
****
Startup de inteligência de dados cria plataforma para digitalização de shoppings
A Napp Solutions, startup especializada em inteligência de dados, desenvolveu uma plataforma para digitalizar as operações de varejo no Brasil, especialmente shoppings e lojistas, de maneira a suprir uma demanda impulsionada pela crise do coronavírus. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o país registrou um aumento médio de 400% por mês no volume de lojas que abriram seu comércio eletrônico durante a quarentena e um incremento de 40% nas compras digitais. Um dos usuários da novidade é o Grupo Ancar Ivanhoe, conglomerado de shoppings centers de capital privado, que criou uma página exclusiva na Amazon na qual lojistas podem digitalizar estoques e escoar as mercadorias por meio do e-commerce. A expectativa é de que até o final do ano, todos os shoppings do grupo sejam plugados à gigante do comércio eletrônico e também a outros marketplaces – a plataforma da Napp dá acesso a um ecossistema de 35 deles, incluindo Magazine Luiza, Americanas e Submarino, entre outros.
****
Conductor adquire Muxi e amplia presença em meios de pagamento
A Conductor, empresa de soluções de tecnologia e serviços para o setor de meios de pagamento, anunciou a aquisição da Muxi, provedora de ferramentas para captura de transações em pontos de venda e comércio eletrônico na América Latina. O investimento faz parte das iniciativas da companhia para expandir sua oferta de produtos e serviços em toda a cadeia de meios de pagamento no país e também acelerar sua expansão internacional. Atualmente, a empresa processa por meio de sua plataforma as transações de mais de 29 milhões de contas ativas, além de prover infraestrutura para a criação de contas digitais por fintechs, marketplaces, varejistas e empresas de segmentos variados. Com movimentação estimada em R$ 100 bilhões, a Conductor registra crescimento médio anual de receita de 44% desde 2012, e a estimativa é chegar próximo de R$ 400 milhões em 2020.
VEJA TAMBÉM: Forbes promove primeiro webinar sobre Saúde Mental nas empresas. Participe!
****
Google for Startups Accelerator anuncia sexta turma no Brasil
O Google anunciou as startups selecionadas para a sexta turma que participará do Google for Startups Accelerator. Assim como na edição anterior, o processo de mentoria de três meses com especialistas do Google e empresas parceiras acontece inteiramente online e o foco das empresas é B2B. As startups selecionadas para a aceleração foram Blox, CM Tecnologia, Delfos, Dom Rock, Eunerd, Hi Technologies, Pravaler, Vindi e MOL – Mediação Online.
****
Petlove contrata ex-CEO da Gympass
A Petlove anunciou a contratação de Gustavo Diament como chief revenue officer. Diament passou por diversas empresas como a Spotify, Unilever e Diageo. Mais recentemente, foi CEO para a América Latina da Gympass. O serviço de assinatura corporativa de academias passou por uma grande reestruturação resultante da pandemia em abril, com a demissão de um terço de seus colaboradores e a nomeação de Leandro Caldeira, anteriormente CEO Brasil da empresa, para o cargo de Diament. Criada pelo médico veterinário Marcio Waldman há 21 anos, a Petlove recebeu investimentos de R$ 250 milhões do Softbank em abril e outros R$ 125 milhões do L Catterton em junho, ambos em plena pandemia. Em entrevista a esta coluna no mês passado, Waldman falou sobre os planos para os próximos meses, que incluem uma posta em pontos físicos e ampliação dos canais online, com opções como o delivery de produtos a partir das lojas e o click and collect, retirada na loja de produtos comprados no e-commerce.
LEIA MAIS: Petlove prepara expansão omnichannel no país com parcerias para pontos físicos
****
Acesso Digital compra startup de análise de imagens Meerkat
A Acesso Digital, empresa que desenvolve soluções de identidade digital, adquiriu a startup de análise de imagens Meerkat. A negociação segue o aporte feito pelo fundo e.Bricks em janeiro e é feita no modelo de acqui-hire, onde os profissionais especializados da empresa são incorporados à sua estrutura. O modelo foi introduzido no Brasil pelo Nubank, quando comprou a consultoria de tecnologia PlataformaTec em janeiro deste ano. A Meerkat desenvolve o motor biométrico utilizado pela Acesso Digital nos produtos AcessoBio, de validação de identidades com reconhecimento facial, e AcessoRH, de contratações à distância. A startup também desenvolve ferramentas de liveness e OCR, que poderão ser utilizadas em novas soluções criadas pela startup, com foco na proteção de dados.
LEIA MAIS: Nubank faz primeira compra para aumentar capital humano
****
SAP anuncia nova presidente
A gigante alemã de software SAP anunciou sua nova presidente no Brasil. Adriana Aroulho (foto) entra no lugar de Cristina Palmaka, que foi promovida e começou ontem (3) como presidente para a região da América Latina e Caribe. Adriana, que anteriormente era chief operating officer da empresa, terá uma função dupla até que um substituto para o cargo de COO seja anunciado.
****
Carupi lança primeiro outlet online de carros do país
A Carupi, startup de compra e venda de carros usados sem sair de casa que recebeu aporte de US$ 150 mil da Y Combinator, acaba de lançar um portal outlet com veículos vendidos a preços abaixo da tabela FIPE, considerada o principal índice para a negociação de automóveis no país. Em menos de 12 horas desde o lançamento do site – às 22h da última terça-feira, (28) –, mais de 50% dos veículos anunciados foram vendidos, um movimento positivo para o setor que vem se recuperando aos poucos diante da crise mundial causada pela pandemia do novo coronavírus. A plataforma (carupix.carupi.com) continuará a ser abastecida com novos veículos para venda semanalmente, abrangendo todas as cidades onde a empresa opera. A expectativa é fechar o segundo semestre do ano com R$ 160 milhões em transações.
Loredana Sarcinella anuncia saída da Samsung Brasil
Após cinco anos à frente da liderança do marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, Loredana Sarcinella anunciou sua saída da empresa. Em uma decisão pessoal, a executiva optou por uma pausa em sua carreira para se dedicar aos estudos e projetos pessoais. Loredana foi a executiva com mais tempo à frente da diretoria de marketing da companhia no Brasil, tendo sido responsável por toda a virada da marca Samsung Galaxy no país e desenvolvido diversos projetos de sucesso como a ativação do patrocínio da marca nas Olimpíadas Rio 2016. Sua trajetória à frente do marketing da empresa fez com que, em 2018, a executiva fosse escolhida como a Profissional de Marketing do ano no Prêmio Caboré, o mais relevante da indústria.
****
Empório Nestlé cresce 611% no primeiro semestre
A loja online do Empório Nestlé cresceu 611% de janeiro a junho de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. Só no primeiro semestre de operação – que passou a entregar em todo o sudeste do país em julho –, o resultado já foi superior ao de 2019 inteiro. O Empório tem mais de 1.500 itens das principais marcas da companhia suíça, de produtos como cafés, culinários, lácteos – responsável pelo maior crescimento –, cereais, bebidas, chocolates, achocolatados e alimentos para pets, entre outros. Para ajudar na operação logística, a companhia abriu uma dark store no bairro da Lapa.
****
Gupy anuncia ferramenta para processo 100% online do recrutamento à admissão
A Gupy, startup especializada em recrutamento e seleção digital por meio de inteligência artificial, acaba de anunciar o Gupy Admissão. “Estamos deixando o processo ainda mais integrado e centralizado para as empresas. O recrutamento e seleção é automaticamente ligado à plataforma de admissão, o que torna o procedimento fácil e automatizado para a empresa e também para os candidatos”, comenta. Com o lançamento, a meta da startup é, pelo menos, dobrar os resultados de 2020. Comparado ao primeiro semestre de 2019, o mesmo período deste ano apresentou crescimento superior a 150% e o número médio de contratações feitas pelos clientes na plataforma foi quintuplicado. Agora, a empresa espera que esse número chegue a pelo menos, dez vezes mais do que no ano passado.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.