Estimular e formar jovens para atuação na área de tecnologia de informação é o objetivo do “Melhor Aprendiz Tech”, um programa lançado no Paraná e que, de início, contará com 250 vagas distribuídas em oito municípios. As primeiras turmas serão constituídas já em outubro.
Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram
A iniciativa é fruto de uma parceria que envolve o Sistema Fecomércio, por meio do Senac Paraná, o Governo do Estado e instituições como a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços Técnicos em Informática do Paraná (Sepropar), Sebrae e Senai. Neste momento, estão incluídos os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel.
O curso é dividido em 440 horas teóricas, com conteúdo e aulas fornecidos pelo Senac Paraná, de forma remota. Programação de sistemas e programação web compõem os dois eixos de conteúdos. Outras 560 horas serão de atividades práticas, nas empresas parceiras, empregadoras dos jovens aprendizes. Publicar, testar e aplicar manutenção de funcionalidades web fazem parte das atividades.
O programa não vai se restringir à qualificação técnica. Assim como ocorre com outros cursos voltados a adolescentes e jovens, a iniciativa vai fomentar a capacidade analítica, reflexiva e criativa dos participantes.
Após a conclusão das 1,4 mil horas de curso, o aprendiz estará qualificado para atuar na área. O aluno formado poderá ocupar funções como a de programador de computador ou de programador de internet. As empresas que se integrarem ao programa vão fazer a indicação de aprendizes, para a realização dos cursos. O lançamento do programa está disponível aqui.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.