Selene Delgado Lopez está perseguindo você?
Como muitos milhares de outros usuários da mídia social, acordei hoje (4) e verifiquei minhas mensagens em várias plataformas. Excepcionalmente para mim, era o Facebook que tinha mais coisas não lidas e que pediam minha atenção. As mensagens dos meus integrantes da minha rede social eram basicamente as mesmas: “Você é amigo de Selene Delgado Lopez? Procure e verá que sim. Além disso, você não conseguirá deixar de ser amigo dela. Bloquear é a única opção”.
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Aqueles que não estavam me avisando sobre a misteriosa personagem estavam me pedindo ajuda para desfazer a amizade e querendo saber, antes de qualquer coisa, como ela havia se tornado parte de suas redes. Mas, veja, posso dizer com segurança: Selene Delgado Lopez não é sua amiga no Facebook.
É por isso que você não pode se desconectar dela. Ela não é uma amiga, é um “hoax” – termo usado para designar boatos que se espalham na internet. Uma farsa que se tornou viral. Mas, afinal, quem é Selene Delgado Lopez? Veja, a seguir, o que sabemos até agora e por que esse tipo de mecanismo pode ser um problema:
Por que Selene Delgado Lopez não passa de um engano?
Embora não esteja muito claro quando ou onde o boato começou, Selene está na sua lista de amigos e não pode ser removida. Mas não, você não a adicionou – e essa é nossa primeira pista.
A maioria das mensagens que vi até agora parece afirmar que Selene Delgado Lopez não só de alguma forma conseguiu se tornar sua amiga, como também é amiga de todos no Facebook. Isso seria meio difícil, visto que a plataforma tem um limite de 5 mil amigos.
No entanto, algumas das mensagens o encorajam a verificar e fazer com que seus amigos façam o mesmo. Neste momento, aparece uma conta sem o botão “adicionar amigo”. No lugar, aparece a opção “enviar mensagem”.
Isso, aparentemente, é o suficiente para convencer a maioria das pessoas de que, de alguma forma, já eram amigos de Selene Delgado Lopez antes. Mas a verdade é que todo mundo pode editar sua conta para ter o botão “adicionar amigo” desabilitado, permitindo apenas pedidos de “amigos de amigos”. Em vez de clicar em “adicionar amigo”, o usuário precisa enviar uma mensagem e obter a conta para enviar uma solicitação de amizade.
Então, quem é Selene Delgado Lopez?
É aí que as coisas começam a ficar esquisitas. Quem quer que estivesse por trás da conta original de Selene, criada para perpetuar a fraude, fez bem o seu dever de casa. Em vez de escolher qualquer nome fabricado, eles optaram por algo que faz parte de uma lenda urbana online.
Ao que tudo indica, Selene Delgado Lopez é uma mulher mexicana que sumiu há 30 anos. Seu rosto vivia estampado nos comerciais de um canal mexicano de TV como pessoa desaparecida.
Recentemente, um desses vídeos foi postado online durante a madrugada, aparentemente como parte de uma campanha de marketing do canal de TV. Mais uma vez, Selene Delgado Lopez estava de volta aos holofotes. Foi então que, segundo consta, começaram a aparecer várias contas online em seu nome. Todos eles apresentam a mesma fotografia de uma mulher ainda não identificada.
Por que tudo isso importa?
Para a maioria das pessoas, isso tudo é apenas um troll online. Mas eu, como um geek de cibersegurança e privacidade, acredito que toda e qualquer farsa, especialmente aquelas que se tornam virais, são mais um risco a ser combatido. Os usuários das mídias sociais precisam ser capazes de identificar esses boatos, em vez de serem enganados por eles. Precisam ser capazes de excluir e seguir em frente, em vez de distribuir e expandir o assunto.
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Mesmo que os avisos virais de Selene Delgado Lopez não tenham nenhuma intenção maliciosa, nem sempre esse é o caso. Na realidade, como as mensagens de Selene se tornaram virais, as chances são altas de que, em breve, elas se tornem uma arma por pessoas que procuram obter credenciais de login ou fazer com que você baixe malwares.
“Hoaxes como este podem ter efeitos aparentemente inocentes no início, mas o perigo é a velocidade com que eles podem se espalhar”, diz Jake Moore, especialista em segurança cibernética. Moore relembra o desafio Momo do ano passado: “Essas campanhas podem ter resultados perigosos e ser ainda piores quando versões imitadoras aparecem. É um lembrete oportuno para se atentar a quem você está adicionando nas redes sociais e nunca se conectar com qualquer um antes de realmente saber quem ele é”.
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