Para compreender os fatores que influenciam a igualdade de oportunidades de acesso e de uso das tecnologias digitais pela comunidade escolar, são necessários dados consistentes e comparáveis internacionalmente. Com o intuito de ajudar na produção desses indicadores, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) elaboraram o Guia Prático para a Implementação de Pesquisas sobre o Uso de TIC em Escolas de Educação Primária e Secundária.
A publicação, que já contava com uma edição em inglês e agora também está disponível em português e espanhol, traz recomendações para planejar, elaborar e implementar uma pesquisa em larga escala, num esforço para apoiar a realização de levantamentos de dados robustos sobre uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação nos países em desenvolvimento. Além de relevantes localmente, essas informações permitirão a comparação com outras localidades e países.
Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram
“Indicadores são fundamentais para subsidiar a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões. Com informações de qualidade disponíveis, é possível diagnosticar cenários, fazer comparações, monitorar a efetividade de ações na área, entre outras possibilidades”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br. Ele acrescenta que o propósito da publicação é servir como uma referência útil para agências governamentais interessadas em medir o uso das TIC nas escolas, assim como para pesquisadores e outros atores interessados no tema.
As versões em português, espanhol e inglês do Guia Prático para a Implementação de Pesquisas sobre o Uso de TIC em Escolas de Educação Primária e Secundária está disponível no site da instituição.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.