O Spotify, serviço de streaming de músicas e podcasts, anunciou hoje (22), durante o evento virtual Spotify Stream On, a expansão da plataforma para mais de 80 mercados em todo o mundo. Nos próximos dias, o serviço aumentará sua influência na Ásia, África, Europa e Caribe, alcançando lugares como Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Cabo Verde e Madagascar. No início de fevereiro, o serviço já havia sido lançado na Coreia do Sul, o país do K-pop, que se tornou o 93º a contar com a plataforma.
“Este lançamento representa uma grande oportunidade para nós, não apenas para promover nossa missão de trazer conteúdo novo e de qualidade para mais públicos, mas também para ajudar artistas coreanos a alcançar 320 milhões de ouvintes do Spotify em todo o mundo”, diz Alex Norström, diretor de negócios “freemium” do Spotify.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Com os novos 85 países, a plataforma estará disponível em 178 nações em todo o mundo, e terá uma cobertura geográfica maior do que sua principal concorrente, a Apple Music, que está em 167 países. Com a expansão, a plataforma pretende alcançar mais de 1 bilhão de novos usuários.
Novas ferramentas
O grupo sueco revelou, ainda, uma série de novos recursos para criar e monetizar seus conteúdos. O primeiro deles é o Spotify HiFi, um serviço de áudio de alta resolução e melhor qualidade de som que estará disponível para assinantes da versão premium em mercados selecionados “ainda este ano”. “O áudio é a nossa história e o nosso futuro. Nossa plataforma conecta os ouvintes com a arte que eles amam”, disse Daniel Ek, CEO e cofundador do Spotify.
Outra novidade é a parceria com a Warner Brothers e os estúdios DC Comics, que levará o universo das histórias em quadrinhos para o áudio. O projeto “Batman Unburied” chega como uma série de podcasts, para explorar o suspense das narrativas e os aspectos mais sombrios da psicologia de Bruce Wayne. Superman, Lois Lane, Mulher Maravilha, Coringa e Harley Quinn são alguns dos personagens que devem aparecer futuramente nesses novos formatos de narrativas, com exclusividade, ainda ao longo de 2021. Os irmãos Anthony e Joe Russo, diretores de “Avengers: Infinity War” e “Endgame”, da Marvel, também fecharam um acordo com o Spotify para criar conteúdos de áudio na plataforma.
Ainda para os podcasters, a plataforma anunciou uma parceria com o WordPress, sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet. Por meio do Spotify Anchor, seu aplicativo de criação de podcasts, a empresa pretende transformar automaticamente conteúdos de texto do WordPress em áudio. Além disso, o serviço de streaming está desenvolvendo ferramentas para deixar o conteúdo mais interativo, com recursos para criar podcasts em vídeo e acessar novos recursos interativos, como enquetes e perguntas e respostas, para permitir que os criadores tenham mais interação com os ouvintes, diretamente do Spotify.
Ao tornar os algoritmos cada vez mais inteligentes, a plataforma pretende desenvolver um mecanismo que descubra qual podcasts o usuário pode gostar a partir de suas preferências musicais. A pesquisa de podcasts também ficará mais inteligente: ao buscar termos gerais como “culinária”, o usuário receberá uma lista de programas relacionados. Segundo a empresa, o recurso está sendo testado nos Estados Unidos e deverá ser lançado em outros países em breve.
Na linha do sucesso dos stories do Instagram e Facebook, o Spotify anunciou também o Spotify Clips, no qual os artistas podem compartilhar pequenos clipes de vídeos, ajudando a dar vida à sua arte e aumentando a conexão com os fãs.
Outra atualização da plataforma inclui a expansão dos serviços para anunciantes, permitindo que eles alcancem e atinjam seu público-alvo e ajudando os criadores a ganharem mais dinheiro com seus conteúdos. Ao expandir o Spotify Ad Studio, os anúncios incluirão também podcasts e não mais apenas o conteúdo musical.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.