O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou recentemente o lançamento do Excelsior Pass – um aplicativo digital gratuito e voluntário desenvolvido em parceria com a IBM que vai verificar se um usuário está vacinado contra a Covid-19 ou se recentemente testou negativo para a doença.
A plataforma pretende agilizar a reabertura de estádios esportivos, casas de shows, restaurantes e outros empreendimentos com limitações de capacidade devido à Covid-19, de acordo com as diretrizes do Departamento de Saúde do estado de Nova York.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Nova York é o primeiro estado nos Estados Unidos a lançar formalmente um passaporte digital para a Covid-19. O lançamento segue duas demonstrações piloto bem-sucedidas e um teste beta que incluiu centenas de cidadãos em uma implementação limitada.
“A questão de saúde pública ou economia sempre foi uma escolha falsa – a resposta deve ser as duas”, disse Cuomo em comunicado. “Conforme mais nova-iorquinos são vacinados a cada dia e as principais medidas de saúde pública continuam a atingir regularmente suas taxas mais baixas em meses, o primeiro Excelsior Pass da nação anuncia o próximo passo em nossa reabertura criteriosa e baseada na ciência.”
O Excelsior Pass está disponível para iPhone e Android e funciona como um cartão de embarque de uma companhia aérea móvel. Os usuários recebem um passe digital com um QR code seguro, que podem imprimir ou armazenar em seus smartphones usando o aplicativo Excelsior Pass Wallet. As empresas e locais participantes podem usar um app complementar para escanear o QR code do cliente para verificar seu status Covid enquanto mantém os dados seguros e confidenciais.
Como parte do lançamento inicial, os nova-iorquinos participantes podem usar o Excelsior Pass para verificar seu status Covid-19 para obter acesso aos principais estádios e arenas, recepções de casamento e outros eventos acima do limite de reunião social.
Os principais locais do Empire State – incluindo o Madison Square Garden, com 20 mil lugares na cidade de Nova York, e o Times Union Center, com 17.500 lugares em Albany – já estão planejando utilizar esta tecnologia. A partir de 2 de abril, o Excelsior Pass se expandirá para artes, entretenimento e eventos menores.
“O Times Union Center espera usar a plataforma e disponibilizar essa excelente tecnologia para eventos futuros”, disse Bob Belber, gerente geral da arena. “Este será um divisor de águas para o processo contínuo de reabertura de nosso local e para os nova-iorquinos na região da capital e fora.”
O Excelsior Pass foi desenvolvido com base na solução Digital Health Pass da IBM e foi projetado para verificar as credenciais de saúde, como resultados de testes e registros de vacinação, sem a necessidade de compartilhar informações médicas e pessoais subjacentes. Tecnologias seguras, como blockchain e criptografia, são conectadas em todo o Excelsior Pass para ajudar a proteger os dados, e nenhuma informação privada de saúde é armazenada ou rastreada dentro dos aplicativos.
“O estado [de Nova York] está demonstrando para o resto do país como novas abordagens habilitadas pela tecnologia podem ajudar a revigorar as economias com segurança, ao mesmo tempo em que se esforça para proteger a saúde pública”, disse Steve LaFleche, general manager de Public and Federal Markets da IBM.
LaFleche diz que a tecnologia é flexível e construída em escala para que outros estados possam aderir à plataforma no futuro.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.