O Nubank anunciou hoje (14) as três primeiras startups selecionadas pelo fundo de investimento Semente Preta: {Parças}, OnlineOS e TeamHub. A iniciativa destinará um total de R$ 1 milhão a empresas brasileiras criadas por empreendedores negros.
Segundo David Vélez, CEO e fundador do Nubank, o projeto nasceu “de um desejo de fomentar um ambiente de tecnologia que reflita a pluralidade que existe no país”. Além do investimento financeiro, as selecionadas participarão de sessões de mentoria com diferentes times do banco digital e, ainda, terão a oportunidade de networking com outros players do mercado.
LEIA MAIS: Warren Buffett faz aporte de US$ 500 milhões no Nubank
“Com a parceria, nossa expectativa é que, em 15 anos, todas as penitenciárias brasileiras sejam uma célula de transformação e qualificação profissional”, afirma Alan Almeida, fundador da {Parças}. A startup promove cursos de programação para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam atuar no mercado, incluindo detentos.
Já a TeamHub, de Tatiana Santarelli, consiste em uma plataforma online de gestão da cultura organizacional desenvolvida para ajudar as empresas a alcançarem seus melhores resultados, alinhando as estratégias aos objetivos do negócio. Neste ano, o objetivo é investir nas áreas de marketing e tecnologia e aumentar o número de pessoas que atuam na startup.
Para Isaque Cruz e Rafael Alves, fundadores da OnlineOS, o incentivo do Nubank ajudará a expandir a carteira de clientes e a financiar o crescimento da área de tecnologia da startup, que oferece softwares e auxilia nas operações de pequenos negócios a preços acessíveis.
O fundo Semente Preta é destinado a startups que estejam em estágio de validação de seu MVP (Produto Mínimo Viável) e tenham impacto positivo no mercado em que atuam. A iniciativa considera empresas dos setores de serviços financeiros, dados, pessoas, marketing digital, jogos, softwares, aplicativos e programação, entre outros.
As inscrições para a próxima rodada de seleção estão abertas até setembro deste ano.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.