SPIC Brasil cria programa de inovação para startups no setor de energia
A SPIC Brasil anunciou, com exclusividade à Forbes, o lançamento do Geração Inovação, um programa de inovação aberta criado em parceria com a consultoria de inovação G.A.C Group. A iniciativa convoca startups, empresas, centros de pesquisa e universidades que ofereçam soluções para auxiliar nos desafios diários e futuros do setor energético. Os desafios estão voltados para o pilar de eficiência operacional, com foco na visualização remota de informações e parâmetros operacionais em tempo real; soluções em manutenção preditiva; tecnologias para simular a operação da usina para capacitação e reciclagem de trabalhadores; e monitoramento online.
“Com esta iniciativa buscamos trazer oportunidades de inovação nas operações da empresa e resultados mais práticos e aplicáveis aos negócios, com parcerias dinâmicas e diversificadas”, pontua Sunny Jonathan, gerente de pesquisa e desenvolvimento da SPIC Brasil. Os projetos selecionados poderão contar com o apoio da companhia e receberão recursos financeiros para a sua implementação. Inscrições até 20 de setembro.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Google estreia episódios do Commerce Connections on Air
O Google divulgou os primeiros episódios de podcast do Commerce Connections on Air, parte do Think with Google, site dedicado a compartilhar dados, tendências e pesquisas da gigante de tecnologia com profissionais do marketing. O programa foi criado com o objetivo de fomentar as discussões sobre as grandes transformações pelas quais passa o ecossistema de comércio no Brasil e no mundo. Com a iniciativa, a companhia pretende expandir o conhecimento sobre tendências do setor, promover discussões e reflexões a respeito do tema, disseminar boas práticas de empresas brasileiras e globais e capacitar empresas na utilização das ferramentas do Google. Os áudios estão disponíveis na plataforma do Commerce Connections on Air.
SoftBank reúne empreendedores para ministrar master classes sobre tecnologia
A SoftBank Operator School, um programa que visa endereçar a falta de talentos de gestores de startups bem treinados, está trazendo mais de 20 fundadores, executivos e parceiros do SoftBank Group para falar sobre o setor em uma série de aulas magnas. As master classes serão abertas ao público e transmitidas virtualmente para todo o mundo. O curso começa em 26 de agosto, com encontros todas às quintas-feiras, das 12h às 13h30, até 26 de novembro. As palestras reunirão o prefeito de Miami, Francis Suarez; o fundador e CEO da Lumu, Ricardo Villadiego; a CEO da WeWork LatAm, Claudia Woods; e o cofundador da Rappi, Sebastian Mejia, entre outros. Inscrições até 19 de agosto.
NVIDIA Enterprise lança programa de aceleração
A NVIDIA Enterprise está convidando startups brasileiras de inteligência artificial e ciência de dados a participarem do programa global NVIDIA Inception, por meio de uma plataforma de aceleração que oferece suporte gratuito, experiência e tecnologia go-to-market. “Essa é mais uma forma de incentivar a ciência e as inovações tecnológicas, e promover diversos mercados no processo”, explica Marcio Aguiar, diretor da empresa para a América Latina. Conforme antecipado à Forbes, o programa foi pensado para impulsionar a evolução de um novo negócio e receber startups de diferentes setores do mercado, como finanças, saúde e segurança, entre outros. O NVIDIA Inception já conta com mais de 8.000 startups e tem um financiamento acumulado total de mais de US$ 60 bilhões Inscrições gratuitas.
Catalisa Hub apoia comunidades do ecossistema de inovação
O Sebrae está com inscrições abertas para a primeira chamada do Community Labs Catalisa Hub, um projeto para desenvolver comunidades ou grupos de inovação do ecossistema brasileiro. As soluções escolhidas devem estar relacionadas aos temas bioeconomia e biomas brasileiros; startups e economia digital; e territórios inovadores. Os participantes receberão consultorias gratuitas para criarem seus grupos dentro do Catalisa Hub, hospedado na plataforma WorldLabs. Esses grupos permitirão que as comunidades promovam maior engajamento e interação entre seus membros e outros protagonistas do ecossistema brasileiro de inovação. Inscrições até 15 de agosto.
Empresas se unem para capacitar 32 mil engenheiros de dados
A Cognizant e a Digital Innovation One fecharam uma parceria para criar um bootcamp gratuito para formar 32 mil profissionais em engenharia de dados até o final do ano. O curso abordará conteúdos de cloud, programação em Python e conceitos de big data. A imersão terá experiências práticas, desafios de projetos e mentorias com especialistas da Cognizant, somando 100 horas de aprendizado. Ao final do treinamento, a companhia prevê a contratação de até 300 alunos. Não há pré-requisitos para participar, e os interessados podem se inscrever até o dia 16 de agosto.
Rocketseat oferece bolsas para formar desenvolvedores negros
A Rocketseat, edtech que desenvolve conteúdos e desafios para formar profissionais de programação com metodologia e plataforma próprias, está oferecendo R$ 50 mil em bolsas de estudo para fomentar a inclusão de pessoas negras na área. Os benefícios serão oferecidos aos participantes do evento Potências Negras Tec, que acontece gratuitamente no dia 14 de agosto, às 9h. O formulário de candidatura será enviado durante o evento, com prazo de inscrição até 20 de agosto.
Aliança em Rede promove a conexão entre empresas e startups inovadoras
Com o objetivo de fomentar oportunidades de negócio e fortalecer o desenvolvimento econômico e social, a Aliança Empresarial Norte-RS e a Semente Negócios criaram a Aliança em Rede. O programa vai conectar startups e empresas de tecnologia às organizações associadas à Aliança Empresarial, buscando solucionar desafios relacionados a business intelligence e data analytics. A iniciativa procura por negócios na área de ciência de dados que possam resolver cinco desafios: dashboards inteligentes; modelos preditivos baseados em dados; modelos visuais baseados em dados; coleta automatizada de dados; e otimização da operação. Inscrições até 21 de agosto.
Banco PAN e IGTI oferecem bolsas para curso de desenvolvedor de software
O Banco PAN e o IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação) estão juntos em uma iniciativa que vai oferecer 1.000 bolsas de estudos para o curso online de desenvolvedor de software. Com 148 horas de conteúdo, o bootcamp será um curso imersivo, com ênfase na prática, por meio de experimentação e aplicação de soluções originais em tecnologia para alunos a partir de 18 anos. Além do aprendizado e do certificado de formação, os participantes que se destacarem terão a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego no Banco PAN. Inscrições até 27 de agosto.
Liga Ventures e EDP selecionam soluções para transformar o setor elétrico
Gerar conexões imediatas e relevantes, desenvolver entregas de valor de forma rápida e cocriar novos negócios para o setor elétrico são os objetivos da EDP. Para isso, a companhia uniu-se à Liga Ventures para lançar o Desafio EDP TransformAção. As empresas estão em busca de soluções inovadoras, relacionadas ou não ao segmento de eletricidade, mas que apresentem propostas que possam auxiliar na Unidade de Distribuição da EDP, com foco majoritariamente no consumidor final. O projeto vai investir em tecnologias que tragam eficiência, redução de custos e melhorias tanto na operação, como no atendimento, criando um ecossistema de soluções completas e de ponta a ponta. Inscrições até 29 de agosto.
RME seleciona empreendedoras para programa de aceleração
Empreendedoras de todo o Brasil têm até o dia 30 de agosto para se candidatar ao RME Acelera 2021, um programa da Rede Mulher Empreendedora criado para impulsionar negócios com alto potencial de crescimento e apoiar a inclusão de mais mulheres em startups. As 10 iniciativas escolhidas terão acompanhamento individual, sessões de mentorias e conexão com investidores do setor para alavancar os negócios. Inscrições gratuitas.
Startup lança plataforma para empregar mulheres da área tech
Dedicada a aumentar o número de mulheres na área de tecnologia da informação, a startup {reprograma} desenvolveu uma plataforma de contratação para conectar grandes empresas às alunas formadas pelo curso de programação front e back-end Todas em Tech. Com a ferramenta, as companhias podem oferecer vagas de emprego, realizar seus processos de seleção até a contratação e, ainda, acompanhar o desempenho das alunas em cada etapa do processo e se comunicar diretamente com elas. As empresas interessadas em ter o acesso à plataforma devem entrar em contato através de um formulário.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.