Mercado de venture capital continua aquecido em julho
As startups do ecossistema brasileiro de inovação captaram US$ 484,4 milhões em investimentos durante o mês de julho deste ano. O montante, distribuído em 44 rodadas, é quatro vezes maior do que o volume levantado nesse mesmo período no ano passado, quando o patamar foi de US$ 102,1 milhões em 56 aportes. Os dados são do relatório “Inside Venture Capital”, da companhia de inovação aberta Distrito divulgado na segunda-feira (2).
Com o resultado do último mês, o ano de 2021 já soma US$ 5,6 bilhões em 412 investimentos realizados por fundos de venture capital nas startups brasileiras. Esse valor é 161% maior do que o total levantado pelo ecossistema de inovação do país em 2020 – US$ 3,5 bilhões em 549 rodadas. Até o mês passado, as fintechs foram as empresas que mais receberam recursos (US$ 2,6 bilhões), seguidas pelas proptechs (US$ 851,4 milhões) e as retailtechs (US$ 607,9 milhões).
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:
-
Blue Planet Studio/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Empresas estão apostando em modelos outsourcing de infraestrutura de TI
Cerca de 55% das empresas brasileiras já trabalham com modelos híbridos de contratação de infraestrutura de TI, de acordo com uma pesquisa da Simpress adiantada à Forbes. Isso significa que parte dos hardwares é própria e parte é gerenciada por organizações terceiras, por meio do modelo de outsourcing com gestão completa já inclusa. O levantamento ouviu cerca de 150 líderes de tecnologia de grandes companhias durante o evento CIO Brasil.
De acordo com a Simpress, diversos fatores levam as empresas a priorizarem o outsourcing. Entre eles, estão a flexibilidade para aumentar o volume dos equipamentos de uma hora para outra, economia, facilidade de manutenção e atendimento aos usuários, foco da equipe de TI em atividades core, gerenciamento mais efetivo e descarte correto dos equipamentos ao final do ciclo de vida.
Em relação às infraestruturas, o outsourcing de impressão é utilizado por 26,4% da amostra, seguido pela locação de notebooks e desktops (25,4%) e pelo aluguel de smartphones e tablets (19,4%). Os resultados indicam que os principais desafios do modelo híbrido são administrar o parque instalado dos equipamentos de TI (34%), gerenciar mais de um fornecedor (15%) e a falta de tempo do time de TI para coordenar a infraestrutura (17%).
-
Hiroshi Watanabe/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Brasileiros estão mais confiantes para compartilhar dados financeiros
Apenas 46% dos brasileiros estão preocupados com a forma como seus dados financeiros serão usados com o open banking, um percentual 16% mais baixo do que em 2018, segundo a pesquisa “Open Banking Brasil”, realizada pela Ipsos e encomendada pela TecBan. Do total, 71% dos respondentes disseram se sentir à vontade usando novas tecnologias.
De acordo com o levantamento, 73% dos bancarizados brasileiros confiam em bancos já estabelecidos para o compartilhamento dos dados. Embora ainda haja receio por parte das pessoas, 40% dos entrevistados teriam prazer em compartilhar suas informações financeiras com um provedor terceiro que não seja o banco com o qual já tem relacionamento.
Para Tiago Aguiar, head de novas plataformas da TecBan e responsável pela concepção da solução de open banking as a service da companhia, os resultados mostram que a população está cada vez mais confiante sobre o impacto positivo do sistema financeiro aberto, à medida que a novidade está sendo implementada no Brasil.
-
Oscar Wong/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Mercado de wearables cresce 24,39% no primeiro trimestre de 2021
Entre os meses de janeiro e março deste ano foram vendidas 964.037 unidades de dispositivos vestíveis, um salto de 24,39% ano a ano, segundo o estudo “IDC Tracker Brazil Wearables Q12021”, da IDC Brasil. Desse total, 615.721 eram fitbands e smartwatches e 348.316 fones de ouvido truly wireless com alguma conexão com a internet ou função inteligente. Os números representam altas de 28% e 19%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar do crescimento, o levantamento revela que muitos consumidores estão comprando wearables falsificados ou sem nenhuma garantia legal. Das 615.721 pulseiras e relógios inteligentes, mais da metade (397.936) foi adquirida no chamado mercado cinza, não oficial, não autorizado ou não intencional pelo fabricante original. A alternativa também é utilizada em outros segmentos: dos 348.316 fones de ouvido truly wireless comercializados no período, 161.990 foram via grey market e 186.326 no comércio oficial.
Em receita, o mercado total de wearables (cinza + oficial) no trimestre somou R$ 635 milhões, sendo R$ 414 milhões de fitbands e smartwatches e R$ 220 milhões de fones de ouvido sem fio e integrados a outros dispositivos. Até 2024, a expectativa da IDC Brasil é bastante otimista, com crescimento anual de dois dígitos.
-
Holloway/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Rede Fort Supermercados inicia projeto com a Systax
A Rede Fort Supermercados, composta por 36 lojas localizadas na Bahia, contou com exclusividade à Forbes que está investindo na sua revisão tributária por meio de uma parceria com a plataforma de inteligência fiscal Systax. O projeto envolve o cadastro de mais de 15 mil itens de supermercado no sistema para promover a automatização e atualização diária das regras fiscais no ERP (sistema integrado de gestão empresarial) e, com isso, garantir maior segurança jurídica e tributária da rede. “Agora, nossos profissionais terão um conhecimento maior sobre a legislação e a organização como um todo terá segurança na tributação”, afirma Gilberto Sales, gerente geral da Fort Supermercados.
-
Anúncio publicitário -
Miguel Sanz/Getty Images 24% Gamer, eu? “Jogo bastante! Mas faço muitas outras coisas”
Perfil bem distribuído entre homens e mulheres, destaca-se por ser o que explora o maior número de jogos, estando bem próximo dos jogos mais elaborados, característicos de quem joga com maior intensidade. Seus tipos mais frequentes de jogos são os de estratégia, esportes, corrida, aventura e ação. Mas não deixa os jogos de lógica e quebra-cabeça de lado. Não se identificam como “gamer” e são pouco interessados/as no mundo dos eSports. -
zf L/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Huawei inaugura centro de inovação para 5G em São Paulo
Na última semana, a Huawei inaugurou o EITC (Ecosystem Innovation Technology Center), um centro de inovação para a experimentação de 5G e inteligência artificial localizado na cidade de São Paulo. O espaço foi pensado para oferecer um ambiente de inovação e integração para todo o ecossistema, que envolve não só as operadoras, como outros parceiros da indústria de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação). O centro é aberto a todos os interessados em desenvolver, em conjunto, novas aplicações e provas de conceito em condições reais de uma rede 5G de ponta a ponta. Para a construção do projeto, a gigante chinesa investiu R$ 35 milhões.
-
Poike/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Pão de Açúcar inicia entregas do e-commerce com veículos elétricos
O Pão de Açúcar já começou a utilizar veículos elétricos para entregar compras feitas no site ou aplicativo. Neste primeiro momento, o modal sustentável está disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com vans e triciclos, respectivamente. Com autonomia de até 300 km, os veículos são capazes de fazer entre 15 e 30 entregas por dia e atendem, inicialmente, o bairro do Jardins e adjacências em São Paulo, e o Leblon, na capital fluminense. A meta é ter 10 veículos do tipo, responsáveis por realizar 5% das entregas do e-commerce ainda neste ano, e chegar a outras regiões a partir de 2022.
-
MediaNews e EasyBayTimes/GettyImages O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
HempMeds tem melhor primeiro semestre no mercado brasileiro de canabidiol
A HempMeds, empresa que oferece produtos à base de cannabis com fins medicinais, registrou um aumento de 20% na receita nos primeiros seis meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Embora o valor da receita não tenha sido divulgado, a companhia afirma que o resultado é reflexo do aumento de 13% nas unidades de canabidiol vendidas. A expectativa de Matheus Patelli, diretor geral da empresa no Brasil, é de crescimento exponencial para os próximos períodos. “Temos previsão de novos projetos ainda neste ano, incluindo parcerias com esportistas, novos canais de comunicação com o público geral, eventos e educação continuada voltada para os médicos”, pontua.
-
Michael Dunning/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Embratel anuncia lançamento do Star One D2
A Embratel acaba de lançar o satélite Star One D2, que promete oferecer uma nova capacidade satelital no Brasil e na América Latina. A ferramenta está equipada com bandas C, Ka, X e Ku, utilizadas especialmente para ampliar as capacidades direcionadas para o parque brasileiro de antenas parabólicas, demandas de TV por assinatura e de conectividade de empresas. Já a Banda Ka servirá para ampliar o backhaul de telefonia celular e a performance de aplicações de dados, vídeo e internet do mercado empresarial. Com potência de 19,3 KW e pesando sete toneladas, o Star One D2 complementa a frota da companhia, formada por cinco satélites em órbita geoestacionária (Star One D1, C1, C2, C3 e C4).
-
oxygen/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Cencosud cria projeto de financiamento para startups
Voltada para os investimentos de capital de risco, a Cencosud Ventures, braço recém-criado pela holding Cencosud, tem o objetivo de conectar empreendedores a startups latino-americanas de alto potencial escalável. “A proposta é identificar e investir em empresas emergentes que estão em fase de crescimento, ou seja, com produto, clientes e projeções de escala. Iniciamos o rollout em vários países e já estamos em negociações com empresas inovadoras locais”, afirma José Antonio Pascual, que liderou os investimentos – de valores não divulgados – para a criação do projeto. A unidade atuará com foco em startups de e-commerce, logística e supply chain, fintech e retail services.
-
Sarah Mason/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Eskive entra para comunidades do Cubo e Inovabra
A empresa de conscientização de segurança da informação Eskive agora integra o time de startups do Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico do Itaú Unibanco, e do Inovabra Habitat, espaço de coinovação do Bradesco. Com o apoio de ambas as comunidades, a Eskive pretende dobrar o faturamento em 2021, ampliar o portfólio de soluções e fornecer maior visibilidade dos riscos relacionados ao fator humano das empresas, reduzindo o comportamento inadequado frente às ameaças de ataques cibernéticos. Por meio da coleta e análise de dados, a companhia analisa as informações e fornece insights valiosos para mitigar as vulnerabilidades.
-
Reprodução/Forbes O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
RS inaugura primeira smart city da região de Pelotas
A cidade de Pelotas (RS) ganhou um empreendimento de 30 hectares criado com as propostas de urbanismo sustentável, ecoeficiência e conectividade. Apelidado de Quartier, o bairro oferece infraestruturas de sinal de wi-fi em áreas públicas, projeto de segurança planejada, rede de comunicação lógica subterrânea, 5 km de ciclovias internas, walkability em um raio de 400 metros, sistema de reuso de água da chuva, telhados verdes, painéis solares e central de abastecimento para carros elétricos. A região prevê, ainda, construir um centro de inovação, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, focado em inteligência artificial, com o objetivo de fortalecer o município como pólo de inovação e potencializar o desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas.
-
Jantakon Kokthong EyeEm/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Shopping centers ganham primeiro marketplace B2B do setor
O setor de shopping centers acaba de ganhar o seu primeiro marketplace B2B (business-to-business). Batizada de Empório Clube, a plataforma integra os principais fornecedores de produtos e serviços para shoppings, oferecendo aos usuários acessos a compradores e vendedores em um único portal, a fim otimizar os processos. A ferramenta já conta com 60 empresas que prestam serviços variados, desde álcool em gel até máquinas para lavar o piso dos estabelecimentos. A meta é alcançar 200 parceiros até o final do ano.
-
SOPA Images/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Pinterest lança novas ferramentas para criadores de conteúdo
O Pinterest desenvolveu recursos exclusivos para os criadores de conteúdo aumentarem o engajamento do público e ganharem dinheiro por meio da plataforma. A primeira delas é a possibilidade de criar um catálogo de produtos acessado diretamente pelos Idea Pins. Além disso, as novidades permitem que os influenciadores adicionem o rótulo de “parceria paga” aos Idea Pins, para indicar os conteúdos de marca e divulgar os relacionamentos remunerados. Em nota, o Pinterest disse estar “focado em criar uma plataforma para criadores de conteúdo que prioriza a inspiração em vez da influência e do entretenimento”. Por isso, as atualizações têm o objetivo de ajudar o influenciador a estimular mais ação e compras, ganhar dinheiro e fazer parcerias com as marcas mais facilmente.
-
Richard Newstead/Getty Images 5
Computação em nuvemA nuvem refere-se a servidores e softwares conectados à web que os usuários podem acessar e usar pela internet. Como resultado, você não precisa se hospedar e gerenciar seu próprio hardware e software. Isso também significa que você pode acessar esses sistemas em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. O saldo dessa tecnologia é positivo na geração de novas vagas, ou seja, cria mais novas vagas do que elimina.
-
Teera Konakan/Getty Images CRESCIMENTO
JustForYou cresce 10 vezes e desenvolve 600 mil fórmulas personalizadas
Criada em 2019, JustForYou é uma startup de produtos personalizados para as necessidades capilares de cada cliente, desenvolvidos com a ajuda de inteligência artificial e machine learning. A beauty tech divulgou, com exclusividade à Forbes, que concluiu mais de 600 mil fórmulas no primeiro semestre de 2021, e pretende alcançar a marca de 1,5 milhão até o final do ano. A empresa já cresceu 10 vezes de janeiro a junho, alcançando um faturamento de R$ 10 milhões, ante R$ 1,1 milhão de 2020. Para o segundo semestre, a startup prevê que o aumento do portfólio de produtos impulsione o faturamento para R$ 30 milhões.
-
Busakorn Pongparnit/Getty Images AQUISIÇÕES
Locaweb compra plataforma Octadesk
A Locaweb divulgou ontem (3) a aquisição da Octadesk, plataforma SaaS (software as a service) de gestão de conversas que engaja clientes no processo de marketing, vendas e atendimento. A ferramenta tem o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a se relacionarem melhor com seus clientes em tempo real e em múltiplos canais, como WhatsApp, Instagram, chat e e-mail, entre outros, organizando suas interações em um único lugar. “O social commerce e o conversational commerce já estão presentes no processo de decisão de compras online de, aproximadamente, 65% das pessoas ao redor do mundo. A Octadesk trará uma amplitude de soluções para o nosso ecossistema de e-commerce”, pontua Fernando Cirne, CEO da Locaweb. O valor da aquisição não foi divulgado.
-
john M Lund/Getty Images AQUISIÇÕES
Startup QuintoAndar adquire empresa de crédito imobiliário
O unicórnio de aluguel de imóveis QuintoAndar acaba de adquirir a Atta Franchising, criada para desburocratizar o acesso ao crédito imobiliário e garantias locatícias. Embora o valor da compra não tenha sido divulgado, a proptech afirmou que a operação tem como objetivo ampliar sua oferta de serviços e produtos relacionados a imóveis residenciais, e impulsionar o desenvolvimento de soluções para outras empresas do mercado, particularmente imobiliárias e construtoras.
-
Thomas Barwick/Getty Images TECNOLOGIA DO BEM
Plataforma conecta mentores voluntários a microempreendedores
Para apoiar microempreendedores na gestão de seus negócios e evitar o encerramento das atividades, o programa Guru de Negócios, desenvolvido pela Aliança Empreendedora, capacita e apoia gratuitamente profissionais formais e informais em comunidades e periferias de todo o país. Por meio do portal gurudenegocios.org.br, a iniciativa conecta microempreendedores a mentores voluntários com experiência no mercado de áreas como gestão financeira, vendas, marketing, comunicação e gestão de equipes. O suporte é gratuito e realizado em até seis meses. Hoje, a plataforma soma mais de 600 microempreendedores e 400 mentores cadastrados.
TENDÊNCIAS NACIONAIS
Empresas estão apostando em modelos outsourcing de infraestrutura de TI
Cerca de 55% das empresas brasileiras já trabalham com modelos híbridos de contratação de infraestrutura de TI, de acordo com uma pesquisa da Simpress adiantada à Forbes. Isso significa que parte dos hardwares é própria e parte é gerenciada por organizações terceiras, por meio do modelo de outsourcing com gestão completa já inclusa. O levantamento ouviu cerca de 150 líderes de tecnologia de grandes companhias durante o evento CIO Brasil.
De acordo com a Simpress, diversos fatores levam as empresas a priorizarem o outsourcing. Entre eles, estão a flexibilidade para aumentar o volume dos equipamentos de uma hora para outra, economia, facilidade de manutenção e atendimento aos usuários, foco da equipe de TI em atividades core, gerenciamento mais efetivo e descarte correto dos equipamentos ao final do ciclo de vida.
Em relação às infraestruturas, o outsourcing de impressão é utilizado por 26,4% da amostra, seguido pela locação de notebooks e desktops (25,4%) e pelo aluguel de smartphones e tablets (19,4%). Os resultados indicam que os principais desafios do modelo híbrido são administrar o parque instalado dos equipamentos de TI (34%), gerenciar mais de um fornecedor (15%) e a falta de tempo do time de TI para coordenar a infraestrutura (17%).
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.