TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Vendas globais de smartphones aumentam 10,8% em 2021
As vendas globais de smartphones para consumidores finais totalizaram 328,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021, o que representa um aumento de 10,8% ao ano. Os dados são do novo levantamento da Gartner, empresa norte-americana de pesquisa e consultoria. O estudo aponta que a Samsung manteve a primeira posição no ranking dos cinco maiores fornecedores globais de smartphones, responsável por 57,7 milhões de unidades, cerca de 17,6% do total comercializado no período. A empresa ficou na frente de gigantes como a Xiaomi (51 milhões de unidades) e a Apple (49,2 milhões). Fechando o TOP 5, aparece a fabricante chinesa OPPO, com 33,6 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre deste ano (10,2% do total) e a Vivo, com 32,2 milhões de unidades e uma participação global de 9,8% nas vendas de smartphones. Segundo a Gartner, a Xiaomi registrou um crescimento de 80,5% em suas vendas de smartphones. As vendas da Apple cresceram 28,3% e sua participação de mercado aumentou 2,1% ao ano.
SERVIÇOS DE NUVEM
Unico fecha parceria com Google Cloud para investimentos em P&D
A IDTech brasileira unico anunciou, com exclusividade à Forbes, uma parceria com o Google Cloud. O acordo prevê que a startup use a tecnologia de nuvem da gigante norte-americana para a sua plataforma de proteção de dados e que as companhias trabalhem juntas em P&D (pesquisa e desenvolvimento) nas áreas de segurança e privacidade. Além dos recursos computacionais de nuvem, a parceria trará a integração entre os executivos da startup e do Google Cloud, com foco no time de engenheiros, pesquisadores e especialistas, e garantirá ao time da unico uma série de treinamentos práticos e webinars sobre o uso do cloud.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:
-
oxygen/Getty Images NEGÓCIOS DIGITAIS
Astella cria plataforma com conteúdos sobre construção de negócios digitais
A gestora de fundos de investimento de venture capital Astella anunciou, com exclusividade à Forbes, o lançamento de uma plataforma web com conteúdos sobre o mercado de investimento de risco e o ecossistema de inovação brasileiro. Na ferramenta, batizada de Astella Matrix, o empreendedor encontra vídeos, artigos e podcast sobre a ascensão dos marketplaces, como atrair financiamentos para startups, product-market fit e estratégias para escalar o negócio. O usuário pode assinar uma newsletter mensal com os conteúdos mais acessados do site ou os mais debatidos no momento.
-
Chris Unger/Getty Images EXPANSÃO
Startup de Tom Brady chega ao Brasil
A Religion of Sports, empresa de mídia esportiva cofundada pelos ex-jogadores de futebol norte-americano Tom Brady e Michael Strahan, em parceria com o autor e empresário Gotham Chopra, acaba de expandir as atuações para o Brasil, com o apoio da brandtech Adventures. “Esse é um dos maiores países do mundo esportivo, mas ainda não é explorado em termos de entretenimento baseado em esportes”, diz Ameeth Sankaran, CEO da Religion of Sports. Os primeiros projetos terão como foco a cultura do futebol brasileiro. A empresa, que produz vídeos curtos, filmes e podcasts, pretende anunciar o primeiro projeto no país em 2022.
-
zf L/Getty Images CIBERSEGURANÇA
Startup israelense de cibersegurança chega ao Brasil
A CySource, startup de pesquisa em cibersegurança criada por veteranos da inteligência militar israelense, acaba de expandir as atuações para o Brasil com o objetivo de oferecer segurança cibernética para empresas e formar novos profissionais no segmento. Para isso, a companhia desenvolve cursos do básico ao avançado sobre hacking ético, perícia forense digital e pentest profissional que ensinam indivíduos a testar as vulnerabilidades dos sistemas das corporações onde trabalham e desenvolver uma barreira de defesa contra possíveis ciberataques. A notícia foi adiantada com exclusividade à Forbes.
-
djgunner/Getty Images CRESCIMENTO I
GFT amplia faturamento em 51% no Brasil
A provedora global de serviços de TI e engenharia de software GFT anunciou, com exclusividade à Forbes, que a unidade brasileira gerou € 32,48 milhões em receita, o que representa um salto de 51% no faturamento no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa também ampliou o número de contratações em 77%, alcançando em junho a marca dos 2.144 colaboradores. Em relação às operações globais, a receita saltou 18% no primeiro semestre, totalizando € 261,58 milhões de euros, e o lucro antes de impostos quadruplicou para € 16,62 milhões.
-
Anúncio publicitário -
Teera Konakan/Getty Images CRESCIMENTO II
Startup de recrutamento cresce 249% em 2021
A plataforma de recrutamento de desenvolvedores de software e cientistas de dados GeekHunter divulgou, com exclusividade à Forbes, que deve fechar o ano com R$ 14 milhões de faturamento, o triplo do total registrado em 2020. No último ano, a startup mais que dobrou o número de profissionais que cadastraram seus currículos em busca de novas oportunidades de trabalho, passando de 76 mil profissionais em 2020 para mais de 150 mil em 2021. Já o número de empresas contratando teve alta de 40%, saltando de 7,2 mil 2019 para 10 mil atualmente. Entre os clientes: Amazon, B2W, Accenture, Capgemini, Locaweb e IBM.
-
Anna Efetova/Getty Images BEAUTYTECH
UAUBox mira faturamento em mais de R$ 100 milhões
A UAUBox, beautytech que usa dados para melhorar a performance de vendas online de produtos de beleza, revelou à Forbes que projeta um faturamento de R$ 35 milhões para este ano, mais que o dobro do faturamento de R$ 17 milhões de 2020. Para 2022, a startup projeta chegar na casa dos R$ 100 milhões. Analisando o perfil de cada cliente, a companhia envia caixas mensais personalizadas com itens de beleza e autocuidado de acordo com o perfil e preferências das consumidoras, com cosméticos de marcas como Natura, The Body Shop, L’Occitane, Dailus, Eudora, entre outras.
-
wera Rodsawang/Getty Images AQUISIÇÕES
Americanas compra plataforma Skoob
A Americanas adquiriu a plataforma Skoob Books 3D, que funciona como uma estante virtual para ajudar os usuários a organizarem as próximas leituras – e dá acesso a resenhas e avaliação de obras literárias. A Americanas afirmou, em nota, que a compra tem o objetivo de melhorar a experiência de consumo omnichannel no Brasil, ampliando seu portfólio de produtos e aproximando os leitores da plataforma digital da varejista.
-
Ueslei Marcelino/Reuters TECNOLOGIA DO BEM
Natura lança plataforma de monitoramento da Amazônia
A Natura criou uma ferramenta com informações e dados em tempo real sobre o desmatamento na Amazônia. Batizada de PlenaMata, a plataforma web indica a média diária de árvores derrubadas, total em hectares, glossário de termos técnicos e artigos sobre desmatamento e conservação. A ferramenta é gratuita.
-
Hiroshi Watanabe/Getty Images SERVIÇOS FINANCEIROS
TIVIT lança plataforma B2B de serviços financeiros
A multinacional brasileira de tecnologia TIVIT desenvolveu uma plataforma BaaS (Banking as a Service) para atuar como instituição de pagamento e disponibilizar ofertas de crédito e serviços financeiros para empresas. Batizada de TBankS, a ferramenta B2B (Business-to-Business) é direcionada para clientes de segmentos como varejo, serviços, fintechs e concessionárias, e disponibilizará conta digital, pagamentos e recebimentos, como débito automático, boletos com código de barras, PIX, entre outros.
-
Andriy Onufriyenko/Getty Images IMPACTO SOCIAL
BlackRocks lança novo programa de aceleração
O hub de inovação BlackRocks Startup anunciou os escolhidos para o Grow Startups 2021, programa de aceleração de startups lideradas por empreendedores negros, em parceria com o BTG Pactual, TikTok e AWS (Amazon Web Services). As selecionadas são Afropython, Diamondlog, EduCar, How to Lab, {Parças}, Seja Troca, TeamHub, VôContigo e Zentek. Elas participarão de quatro meses de mentorias e workshops e receberão créditos de US$ 5 mil por dois anos em ferramentas e recursos da Amazon.
NEGÓCIOS DIGITAIS
Astella cria plataforma com conteúdos sobre construção de negócios digitais
A gestora de fundos de investimento de venture capital Astella anunciou, com exclusividade à Forbes, o lançamento de uma plataforma web com conteúdos sobre o mercado de investimento de risco e o ecossistema de inovação brasileiro. Na ferramenta, batizada de Astella Matrix, o empreendedor encontra vídeos, artigos e podcast sobre a ascensão dos marketplaces, como atrair financiamentos para startups, product-market fit e estratégias para escalar o negócio. O usuário pode assinar uma newsletter mensal com os conteúdos mais acessados do site ou os mais debatidos no momento.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.