A VidMob, martech especializada em inteligência criativa, que recebeu aporte de US$ 50 milhões em março deste ano, faz sua primeira aquisição. A compra da adtech Chiligum Creatives será oficializada nesta quinta-feira, 28. A startup fundada por Debora Folloni, eleita Forbes Under 30 em 2021, oferece soluções para potencializar o desenvolvimento de peças publicitárias de forma escalável.
A Chiligum registrou, em 2020, um faturamento 130% maior em relação ao ano anterior. Já o número de colaboradores praticamente triplicou. Entre os clientes, estão alguns dos maiores anunciantes do país, como Magalu, iFood e Rappi. Ao ser incorporada, ela passa a atender também aos parceiros da VidMob, entre eles Diageo, Itaú Unibanco, Ambev, Flora, Colgate, Localiza e Dorflex.
Miguel Caeiro, head latam da VidMob, explica que o mercado brasileiro de adtechs vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos. “Esse cenário se materializa nos segmentos de bens de consumo, mas também está em alta em outros mercados como educação, turismo, serviços e e-commerce”, explica.
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Ainda de acordo com Caeiro, a aquisição permitirá ampliar a oferta em segmentos que demanda personalização em escala como varejo, e-commerce e serviços. “O segmento de martech e adtech também está aquecido fora do Brasil e isso se deve, sobretudo, pelo investimento dos anunciantes em processos de automatização”, explica Caeiro que não descarta a possibilidade de novas aquisições.
De acordo com Debora, a soma de força das empresas potencializará a entrega de possibilidades dos times de marketing dos principais clientes. “Juntos, ajudaremos os profissionais de marketing a remover gargalos criativos, entregar peças de qualidade que sejam inteligentes, compatíveis com a marca, personalizáveis e para uso dinâmico.”
O mercado de martechs e adtechs, que oferece soluções de tecnologia para marketing e publicidade, segue em franca expansão no Brasil. De acordo com um estudo desenvolvido pela Hibou, em parceria com a MMA Latam, a América Latina já soma 1789 martechs. “O que mais surpreende quando analisamos o crescimento do ecossistema de martechs e a velocidade de multiplicação dos usos e oportunidades, é a velocidade e um movimento similar ao ocorrido no final da década de 1990, com a consolidação e crescimento da internet e o estabelecimento dos modelos open source”, analisa Ligia Mello, CSO da Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo.