Reunimos aqui algumas das notícias, insights e novidades do mundo de tecnologia e inovação que ganharam relevância nos últimos dias. Das vagas de ciência de dados exclusivas para pessoas negras no Nubank, passando pelo evento fórum “Sim à Igualdade Racial” do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), diversidade e inclusão em tecnologia estão no topo da agenda desta semana. Além disso, trazemos a representação do Brasil em um dos maiores concursos de startups do mundo e os preparativos da AliExpress para uma data importante do e-commerce, ainda antes da Black Friday.
EQUIDADE RACIAL EM TECNOLOGIA
ID_BR e MOVER realizam o Fórum Sim à Igualdade Racial
O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que se propõe a acelerar a igualdade racial no Brasil e o MOVER (Movimento pela Equidade Racial), que reúne 48 empresas associadas, apresentam no próximo dia 23 de outubro, a partir do meio-dia, a 6ª edição do Fórum Sim à Igualdade Racial. O evento tem como objetivo conectar profissionais negros e indígenas a grandes empresas do Brasil e multinacionais. Assim como na edição de 2020, o evento também será transmitido de forma virtual e gratuita pelo YouTube. “O Fórum é uma oportunidade de discutirmos com mais profundidade as questões raciais dentro do mercado com o objetivo de criar networking e conectar profissionais a empresas que intencionalmente querem atrair este público por entender que sem ele não conseguirão avançar em um país de maioria negra”, diz Luana Génot, fundadora e diretora executiva do ID_BR.
Nubank abre vagas para pessoas negras na área de dados
O Nubank abriu vagas exclusivas para pessoas negras nas áreas de Ciência de Dados. As oportunidades incluem posições para pessoas Cientistas de Dados e Machine Learning que se autodeclaram como negras. O processo seletivo, voltado a diferentes níveis de experiência, contará com um webinar, para apresentar as áreas da empresa e detalhes da jornada de contratação, além de momentos de interação com a equipe de Ciência de Dados do Nubank. “Um de nossos principais valores é criar times fortes e diversos. Entendemos que esta é uma jornada de longo prazo e iniciativas como essa reforçam nosso compromisso em tornar o mercado de tecnologia cada vez mais plural, com ações afirmativas que contribuam com um ecossistema de equidade racial em um ambiente de inovação altamente aquecido”, comenta Matt Swann, CTO do Nubank.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Brasil representado em competição internacional de startups
A startup baiana Aarin, Hub Techfin especializado em Pix e open banking, venceu o Desafio Like a Boss e vai representar o Brasil no MeetUp Global do Get In The Ring – maior competição de startups do mundo. Iniciativa do Sebrae, em parceria com o Instituto Inova Mais, a competição contou com 24 empresas em sua etapa final, e tem como foco dar visibilidade nacional e internacional para empresas inovadoras do ecossistema brasileiro.
UNICÓRNIOS DA AMÉRICA LATINA
O número e valores dos unicórnios da América Latina quase dobram a cada ano
De acordo com o relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”, conduzido pelo fundo de venture capital Atlantico, que traça as principais mudanças com a digitalização de diversos setores nos países latino-americanos, a capitalização de mercado das empresas de tecnologia já representa 3.4% do PIB total nesta região, algo que vem aumentando a cada ano. Antes, elas respondiam por 2.3% e 1.8%, em 2020 e 2019, respectivamente. Esse aumento vem acompanhado dos números e valores dos unicórnios dos países latino-americanos, que tem praticamente dobrado a cada ano que passa. Em 2018, surgiram apenas 4 unicórnios nesta região. Em 2021, o número de novos unicórnios na América Latina já está em 27.
E-COMMERCE AÉREO
AliExpress amplia frota aérea para a data 11.11
O AliExpress, marketplace de varejo global do grupo Alibaba, está ampliando sua frota de aviões para a 11.11, uma das datas em maior número de transações do e-commerce global, em 11 de novembro. Em 2020, o festival movimentou US$ 74,1 bilhões globalmente. Mercados como o do Brasil, na América Latina, e europeus como Espanha e França, já elevaram, em 2020, sua demanda por compras no AliExpress em um patamar de três dígitos, taxa de crescimento que só pode ser atendida com investimentos massivos em tecnologia e inovação logística.