Empresas que usam os serviços de dados da Amazon.com aprenderam uma lição dolorosa esta semana, sobre como a complexidade e o domínio do mercado da unidade de computação em nuvem da empresa tornam difícil fazer backup de seus dados em outros provedores, disseram analistas e especialistas à Reuters.
A Amazon disse que uma “deficiência de vários dispositivos de rede” na região do data center da Amazon Web Services (AWS) na Virgínia (EUA) causou uma paralisação prolongada na terça-feira (07). A indisponibilidade interrompeu temporariamente as plataformas de streaming Netflix e Disney +, o aplicativo da corretora Robinhood e até o próprio site da Amazon, que faz uso intenso da AWS.
Um porta-voz da Amazon disse à Reuters, na quarta-feira (08), que a interrupção foi resolvida mas, um enorme rastro de danos de um problema de rede em uma única região que a AWS chama de “US-EAST-1” mostrou como é difícil para as empresas diversificarem seus serviços de computação em nuvem.
Com 24,1% do mercado total, de acordo com a empresa de pesquisas IDC, a Amazon é a maior empresa de computação em nuvem do mundo. Rivais como Microsoft, Google e Oracle estão tentando atrair clientes da AWS, para que utilizem partes de suas infraestruturas como backup.
É difícil fazer um backup em outro provedor de nuvem porque alguns serviços são próprios da AWS e funcionam de maneira muito diferente em outro provedor, disse Naveen Chhabra, analista sênior da empresa de pesquisas Forrester.
Outro problema que dificulta a diversificação das empresas é que a AWS torna relativamente barato o envio de dados para sua nuvem, mas cobra preços mais altos por “taxas de saída” para transferência dos dados a um rival. “Isso amplifica problemas como este (interrupção) quando eles acontecem”, disse Matthew Prince, presidente-executivo da empresa de segurança de internet Cloudflare
A própria AWS tem “dependências” críticas dentro de seus próprios serviços, onde estão vinculadas de maneiras que podem fazer com que um falhe quando outro falhar, disse Angelique Medina, chefe de mercado de produtos ThousandEyes, da Cisco Systems.
Medina disse que a AWS também parece ter serviços críticos agrupados na região US-EAST-1, onde outra interrupção no ano passado também teve um impacto amplamente sentido. “É onde muitas de suas dependências críticas foram localizadas historicamente”, disse Medina. “Com o tempo, eles diversificaram um pouco.”