A Microsoft anunciou hoje (18), a formalização dos planos de aquisição da Activision Blizzard, uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo. A compra planejada inclui franquias icônicas como “Warcraft”, “Diablo”, “Overwatch”, “Call of Duty” e “Candy Crush”.
De acordo com comunicado, a compra está calculada em US$ 95,00 por ação, em uma transação em dinheiro avaliada em US$ 68,7 bilhões, incluindo o caixa líquido da Activision Blizzard. Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony.
Bobby Kotick continuará atuando como CEO da Activision Blizzard. Ele e sua equipe “manterão o foco em impulsionar os esforços para fortalecer ainda mais a cultura da empresa e acelerar o crescimento dos negócios”, diz o comunicado reforçando que, assim que o acordo for fechado, o negócio da Activision Blizzard se reportará a Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming.
“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos.”
Brasileiros na alta liderança
A Activision Blizzard possui duas lideranças brasileiras em cargo de alta gestão. Fernando Machado, ex-CMO global da holding que controla o Burger King, assumiu como líder de marketing da desenvolvedora em abril de 2021. Também no ano passado, em novembro, Fernanda Romano, ex-CMO da Alpargatas, assumiu o cargo de liderança global de marketing da King, empresa dona do jogo Candy Crush de propriedade da Activision Blizzard.