O mercado de inteligência artificial (IA) deve movimentar, globalmente, R$ 969 bilhões até 2025. Se antes esse ecossistema estava restrito a uma dinâmica mais técnica, hoje, ela faz cada vez mais parte dos negócios e das decisões estratégicas de empresas e startups. Em outras palavras, IA é um tema que vai além da tecnologia e faz parte da dinâmica de várias áreas e disciplinas em uma mesma companhia. Além disso, outros conceitos e tecnologias estão demandando cada vez mais a discussão sobre IA: metaverso, NFTs e computação quântica são temas que se relacionam diretamente com inteligência artificial.
Jhonata Emerick, CEO da Datarisk, lista mitos e verdades sobre uma tecnologia muito presente, mas ainda pouco desvendada. Além disso, ele ressalta a importância de que o tema, em si, esteja sob a ótica estratégica e também consiga atender demandas humanizadas. “Até hoje, muitas empresas olharam a IA de forma isolada, porém, dado o impacto dessa tecnologia nos negócios, é cada vez mais importante que ela esteja sempre alinhada à estratégia e inovação do negócio”, explica.
1 – IA irá extinguir os empregos?
Mito
“A IA está eliminando tarefas repetitivas que já são bem executadas por seres humanos. Tarefas mais complexas não devem ser 100% automatizadas no médio prazo, pois existem componentes que irão além da tecnologia como percepção e repertórios indissociáveis às pessoas.”
2 – As aplicações de IA podem ser preconceituosas?
Verdade
“As aplicações de IA são criadas com base em dados gerados pelos seres humanos, desta forma, existem vieses e preconceitos. Existe uma preocupação e linhas de pesquisas com foco em endereçar e resolver esses problemas.”
3 – As aplicações de IA já fazem parte do nosso cotidiano?
Verdade
“Sim, está presente na maioria das aplicações que você usa no seu cotidiano. Desde do seu aplicativo de música até o aplicativo de mobilidade que vai chamar o motorista mais próximo.”
4 – IA e Machine Learning são a mesma coisa ?
Mito
“Machine Learning é uma subárea da inteligência artificial.”
5 – As empresas não precisam de uma estratégia de IA?
Verdade
“As empresas precisam sim de uma estratégia de IA, porém essa estratégia deve apoiar a estratégia do negócio. Estratégia por estratégia não faz sentido.”