À medida que o inverno das criptomoedas se mantinha, o mesmo acontecia com as vendas de NFT. Após uma corrida para a cultura mainstream e quase dois anos de crescimento explosivo que atingiu o pico em novembro, as vendas de NFT não chegaram a US$ 1 bilhão (R$ 5,19 bilhões), em julho, pela primeira vez desde junho de 2021, abaixo dos mais de US$ 5 bilhões (R$ 25,94 bilhões) em janeiro. As vendas no OpenSea, o maior mercado de NFT do mundo, caíram 79% de maio a julho, e a empresa demitiu 20% de sua equipe nos últimos meses.
Mas a desaceleração do NFT não impediu que as empresas de mídia social lançassem novos recursos neste verão que parecem ser construídos para o mundo obcecado por NFT do boom das criptomoedas do inverno passado. O Reddit, que já estava no espaço NFT há mais de um ano, anunciou um mercado para NFTs de preço fixo que foi anunciado como “avatares colecionáveis” em 7 de julho. E na semana passada, a Meta anunciou que o Instagram permitiria que usuários em 100 países mostrassem NFTs em sua plataforma. Por meio desse recurso, os usuários podem conectar sua carteira digital e compartilhar NFTs dela como postagens que exibem automaticamente informações públicas sobre a NFT. As postagens terão um efeito cintilante para diferenciá-las da postagem média do Instagram. O Facebook está definido para seguir o exemplo.
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Artistas que ganham a vida com arte digital esperam que todo esse interesse de grandes empresas, apesar de uma indústria de NFT em crateras, signifique que o mercado para seu trabalho acabará voltando. Mas eles também estão preocupados que com tantos gigantes da mídia social entrando no espaço NFT, grandes marcas e corporações vão assumir o controle, deixando artistas independentes com menos influência sobre o sucesso de sua arte.
O momento estranho dos novos recursos NFT do Reddit, Snap e Meta se deve provavelmente ao fato de terem sido adições planejadas há muito tempo – e é difícil prever desacelerações em setores tão voláteis quanto as criptomoedas.
Sophia Wilson, uma artista que trabalhou com Meta em um teste para o novo recurso NFT do Instagram, disse que a plataforma entrou em contato com ela pela primeira vez em novembro de 2021 – antes do pico e da queda da criptomoeda – com seus planos para o projeto. “É claro que mais pessoas teriam se beneficiado se fosse lançado durante o boom, mas esse tipo de coisa não pode ser revertido da noite para o dia”, diz Wilson.
Edward Dowling, gerente de produto da equipe de experiências de blockchain de criadores da Meta, disse à Forbes por e-mail que a empresa começou a trabalhar nos recursos da NFT antes do pico do mercado em novembro passado e que eles fazem parte do objetivo da Meta de ajudar os criadores a monetizar muitas maneiras possíveis.
Tim Rathschmidt, diretor de comunicação do Reddit, se recusou a comentar sobre o momento do lançamento da empresa durante um inverno cripto, mas escreveu que a empresa prefere se concentrar em “como o blockchain pode beneficiar usuários e artistas no Reddit em vez do nível de hype em torno de uma tecnologia”. Isso pode ajudar a explicar por que o lançamento do Reddit em julho de um mercado de “avatar colecionável” de preço fixo evitou completamente a palavra “NFT”.
A entrada formal das empresas de mídia social no espaço NFT faz muito sentido, dado o quão integral as plataformas de mídia social foram para o aumento da popularidade dos NFTs. Os usuários, ou seja, celebridades e influenciadores com milhões de seguidores como Bella Hadid, Paris Hilton e Snoop Dogg, ajudaram a impulsionar o hype da NFT entre o público em geral, compartilhando suas NFTs em plataformas como Twitter e Instagram. Por sua vez, os sites de mídia social têm sido fundamentais para grandes e pequenos artistas digitais que tentam comercializar seu trabalho NFT.
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Algumas empresas conseguiram pegar a onda do NFT quando ela atingiu o pico. O Reddit lançou seu próprio mercado NFT no auge do boom do ano passado, tornando-se uma das primeiras grandes plataformas sociais a entrar no espaço. O TikTok e o Twitter lançaram recursos que suportam NFTs em setembro de 2021 e janeiro de 2022, respectivamente. O Discord também foi um ponto de encontro inicial para os entusiastas de NFT, embora tenha arquivado seus planos para recursos relacionados a criptomoedas em resposta a preocupações com o alto impacto ambiental dos NFTs (um artista digital calculou que a mineração de um único NFT baseado em Ethereum usava energia suficiente para alimentar uma casa nos Estados Unidos por quase cinco dias).
Mas até este verão, depois que a nuvem inicial de hype passou, Instagram, Facebook e Snap ainda não haviam feito muito em termos de produtos para oferecer suporte a NFTs. Alguns artistas da NFT disseram à Forbes que eles realmente apreciaram o momento do lançamento quando o mercado não está tão quente quanto no inverno passado. Quando grandes empresas de tecnologia tradicionais com bilhões de usuários suportam NFTs com novos recursos, pode ser uma indicação de que os NFTs estão aqui para ficar, uma mensagem amplificada ao liberá-los durante uma desaceleração do mercado.