Mark Zuckerberg tornou-se motivo de piada na semana passada, após postar imagens de seu avatar na Horizon Worlds, comemorando o lançamento da plataforma de VR na Espanha e França, com a internet zombando tanto de seu avatar com aparência e seu mundo “morto” atrás, a repercussão foi grande.
Meia dúzia de tuites que foram publicados inicialmente sobre o assunto geraram dezenas de milhares de curtidas. Escrevi um artigo mais amplo sobre como isso continua acontecendo com tudo que Zuckerberg publica sobre o metaverso e Horizon Worlds nos últimos cinco anos. O ponto é, por que alguém confiaria em sua visão para o metaverso quando ele parece satisfeito com a aparência disso?
Esse post chegou à primeira página do Reddit, onde acho que muitos funcionários da Meta o viram. E agora Zuckerberg parece estar respondendo diretamente à pergunta que meu artigo anterior fazia: “Mark Zuckerberg não entende o quão ruim seu metaverso parece?”
Aqui está sua resposta (na imagem acima), que inclui duas capturas de tela de gráficos “atualizados” de Horizon Worlds para seu avatar e ambientes, e com esta legenda: Uau. Mark Zuckerberg basicamente sofreu tanto cyberbullying por causa dos gráficos do metaverso de sua empresa que anunciou uma atualização.
Leia mais: De olho no metaverso, Bianca Andrade lança a avatar Pink
“Grandes atualizações para Horizon e gráficos de avatar em breve. Vou compartilhar mais no Connect. Além disso, sei que a foto que postei no início desta semana foi bem básica – foi tirada muito rapidamente para comemorar um lançamento. Os gráficos no Horizon são capazes de muito mais – mesmo em fones de ouvido – e o Horizon está melhorando muito rapidamente.”
Não tenho certeza do que significa uma “foto tirada rapidamente” em um game, já que os gráficos são os gráficos, mas a ideia aqui é que ele está prometendo grandes atualizações em breve.
Alguns comentaram que, na melhor das hipóteses, seu novo avatar se parece com o Riff do Fortnite, mas não saberemos até ver essas atualizações ao vivo. Também não está claro se Zuckerberg finalmente dará o passo de dar pernas aos avatares do Horizon Worlds pela primeira vez desde o seu início.
Como principal crítico do metaverso, estou convencido? Não, eu não estou. Eu vi a evolução de Horizon Worlds ao longo dos anos e está se movendo dolorosamente devagar. Na melhor das hipóteses, isso pode se equiparar a todos os outros sistemas básicos de avatar em todos os games, mas, novamente, parece que ele está sendo derrotado por V-tubers.
E, fundamentalmente, não se trata apenas dos gráficos com Mark e Meta, é que ainda não estou convencido de qualquer caso de uso interessante para seu metaverso, ou pelo menos um que seu espaço virtual faça melhor do que os hubs sociais de VR existentes, como VRchat, ou jogos como Minecraft, Roblox e Fortnite. Ainda não está claro como ou por que ele apostou todo o futuro de sua empresa no metaverso sem produzir uma visão remotamente envolvente do conceito.
Veremos quando esta próxima atualização chegar e o que ela realmente traz. E se uma dessas coisas são pernas.