Em 2022, o YouTube completa 15 anos de atividades no Brasil, com isso, a plataforma aproveitou a ocasião para fazer um balanço do ano e apresentar algumas novidades estratégicas para 2023 durante o Brandcast. Com o tema “Histórias que fazem história”, a empresa focou em mostrar a transformação na maneira de consumir conteúdos e produtos, bem como seu impacto no mercado brasileiro. O evento contou com a apresentação dos artistas Jão, Marina Sena, Liniker, Glória Groove e Tropkillaz.
Somente em 2021, de acordo com dados do próprio YouTube, a plataforma e os negócios gerados a partir dela resultaram em um impacto de R$ 6 bilhões ao PIB brasileiro. Atualmente, mais de 75 brasileiros utilizam a plataforma de vídeos em televisões conectadas à internet, o que deixa de ser uma atividade individual para se tornar coletiva. No período de um ano, entre junho de 2019 e junho de 2020, o tempo de exibição do YouTube em telas de televisão cresceu 115%. Ainda segundo a pesquisa da WhyVideo, 82% dos consumidores no Brasil dizem que a publicidade em vídeos do YouTube os torna mais propensos a considerar a compra de uma marca ou produto.
Durante a pandemia, a consolidação do live commerce dentro da plataforma mudou tanto como o conteúdo é consumido quanto como os usuários descobrem e compram produtos. Com isso, o YouTube passou a disponibilizar para os usuários ferramentas de shopping que permitem comprar diretamente da plataforma e uma parceria com o Shopify.
Como estratégia para 2023, o YouTube anunciou que os criadores de vídeos curtos poderão se inscrever para participar do Programa de Parcerias do YouTube, que permite a monetização de conteúdos na plataforma. Os últimos dados revelam que mais de dois milhões de criadores do Brasil já geram receita com vídeos no YouTube, com essa nova estratégia, a expectativa é ampliar o número de criadores e trazer mais talentos para a plataforma. Atualmente esse formato curto do YouTube tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo.
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Universo gamer
Um bom exemplo da relação forte entre YouTube e o cenário cultural é o espaço que a comunidade gamer tem alcançado dentro na plataforma, que conta com mais de 3 milhões de canais sobre o tema e mais 25 milhões de usuários ativos diariamente consumindo Gaming, apenas no Brasil. Diversos criadores de conteúdo gaming se consolidaram nesse nicho e atingiram a Geração Z, que são jovens entre 16 e 26 anos. Esses mesmos criadores são os que faturam a partir de US$ 10 mil (R$ 52,56 mil) e possuem mais de 100 mil inscritos. Para apoiar essa comunidade, o YouTube investe em ações especiais voltadas para o tema. Ainda este ano, o projeto Favela Gaming, uma parceria entre o YouTube, Final Level e a Gerando Falcões, chegará para ajudar jovens da periferia a terem uma carreira de sucesso na indústria de games.